tamanho do texto:
Notícias
Monitorização das espécies-alvo do projeto
21 de Janeiro de 2025
A monitorização biológica das espécies-alvo do projeto LIFE BEETLES é essencial para avaliar o impacto que as ações de conservação, desenvolvidas nas áreas de intervenção do projeto, têm para essas espécies.
Trimestralmente, a equipa técnica do projeto, com o apoio da equipa de Vigilantes da Natureza dos Serviços de Ambiente e Ação Climática de Ilha, desloca-se ao campo para recolher as amostras biológicas capturadas por armadilhas do tipo SLAM (Sea, Land, Air, Malaise trap). Estas armadilhas estão estrategicamente colocadas nas áreas de intervenção e em zonas adjacentes, onde, ao longo de todo o ano, recolhem de forma passiva uma grande variedade de artrópodes.
Após a triagem e análise laboratorial, é possível calcular o Índice de Integridade Biótica (IBI). Este índice incorpora rácios de riqueza de espécies (nativas, endémicas, saprófagas e predadoras) e rácios de abundância (incluindo espécies predadoras, herbívoras e introduzidas).
O IBI fornece uma medida abrangente para avaliar a integridade de um determinado ecossistema e permite detetar alterações na biodiversidade causadas pela degradação do habitat, pela propagação de espécies invasoras ou por outras pressões ambientais negativas.
Saiba mais sobre o projeto LIFE BEETLES coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente Ação Climática em www.lifebeetlesazores.com