menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Dia Internacional das Eco-Escolas

Dia Internacional das Eco-Escolas

7 de Novembro de 2024

Hoje celebra-se o Dia Internacional das Eco-Escolas, uma data que pretende dar visibilidade internacional ao trabalho que, diariamente, as escolas galardoadas fazem em prol de uma comunidade mais sustentável.

O programa Eco-Escolas, promovido pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), conta com o apoio de uma Comissão Nacional composta por várias instituições, entre as quais a Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática (SRAAC), que promove este programa na Região desde 1999.

Este programa tem como objetivo encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. A metodologia, inspirada nos princípios da Agenda 21 local, visa garantir a participação de crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os, assim, na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentável.

Para além dos tópicos base, “Água”, “Resíduos” e “Energia”, os temas de trabalho definidos para o ano letivo 2024/2025 são “Ação Climática”, “Espaços Exteriores” e “Biodiversidade: Preservar e Regenerar”.

Apesar de o número de escolas açorianas inscritas e galardoadas ter diminuído ligeiramente nos últimos anos, no ano letivo 2023/2024 houve um pequeno aumento. Dos 59 estabelecimentos de ensino inscritos no Eco-Escolas, cerca de 90%, em concreto 53 estabelecimento, obtiveram o galardão, envolvendo diretamente 11 405 alunos.

O programa valoriza não só o esforço e trabalho dos professores e alunos nesta área, mas também o envolvimento da restante comunidade escolar, bem como dos municípios, enquanto importantes parceiros das escolas para a implementação do Programa Eco-Escolas.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA