menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Parque Natural de São Miguel – O Centro de Reabilitação de Aves Selvagens de São Miguel está de parabéns pelo seu 4.º aniversário!

Parque Natural de São Miguel – O Centro de Reabilitação de Aves Selvagens de São Miguel está de parabéns pelo seu 4.º aniversário!

17 de Agosto de 2020

Integrado na Rede de Centros de Reabilitação de Aves Selvagens dos Açores, em conjunto com mais dois Centros, um no Corvo e um no Pico, o Centro de Reabilitação de Aves Selvagens (CERAS) está diretamente ligado à conservação da natureza com foco no resgate de aves selvagens feridas, debilitadas ou em estado de risco, e tem como intuito promover a sua adequada reabilitação e posterior devolução à natureza.

Em complemento, este Centro também contribui para a sensibilização ambiental com o objetivo de envolver a população, em particular o público escolar, através da divulgação do trabalho desenvolvido, da promoção do conhecimento acerca das aves selvagens residentes e migratórias do nosso Arquipélago, bem como destacando a sua importância para o equilíbrio dos ecossistemas.

O CERAS também participa no estudo científico das populações de aves dos Açores, através do registo de dados biométricos e da recolha de material biológico, dando assim o seu contributo em projetos de investigação científica. 

Calonectris borealis  (cagarro) é a espécie recebida com maior frequência no CERAS, nomeadamente juvenis, durante a Campanha SOS Cagarro (de 15 de outubro a 15 de novembro), período do ano em que saem do ninho e são atraídos pelas luzes artificiais. Segue-se o Buteo buteo rothschildi (milhafre) e o Asio otus (mocho), que também dão entrada com alguma frequência.

A visita ao Centro só está disponível através de marcação. Agende a sua e venha descobrir mais acerca da reabilitação de aves e, quem sabe, observar uma ave em recuperação.

Foto: Beatriz Branco

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA