menu logo

tamanho do texto:

Praia - Lagoa do Fogo PRC02SMI

Tipo: circular
Dificuldade: média
Distância: 12Km
Duração: 4h
Altitude (Min / Máx): 201m / 581m

 

Como Chegar

Saia de Ponta Delgada pela via rápida em direção este até encontrar a saída que indica "Água de Pau (Nascente)". Siga pela segunda saída da rotunda e continue pela Estrada Regional até passar pela praia de Água d’Alto. Cerca de 400 metros mais à frente encontrará um parque de estacionamento à sua direita onde poderá deixar o seu carro. Em alternativa, poderá estacioná-lo no início do trilho seguindo pelo caminho de cimento que se encontra 200 metros à frente do parque de estacionamento, à esquerda.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Este trilho tem início no lugar da Praia, por um caminho de terra batida, e termina nas margens da Lagoa do Fogo.

Ao longo do trilho destacam-se as ruínas de uma fábrica de desfibração de Phormium tenax (espadana), cujas folhas eram utilizadas tanto em cordoaria como na confeção de tecidos grosseiros, e uma zona com várias captações de água.

Poderá ainda apreciar amplas panorâmicas sobre Água d’Alto, Vila Franca e o seu ilhéu.

Este trilho tem início a cerca de 1 quilómetro do lugar da Praia, por um caminho de terra batida que atravessa uma zona de pastagens.

Ao chegar a um tanque de água siga pelo caminho à direita por entre uma área florestal. Aqui poderá encontrar as ruínas de uma fábrica de desfibração de Phormium tenax (espadana), cujas folhas eram utilizadas em cordoaria e na confeção de tecidos grosseiros.

Ao chegar à nova bifurcação siga, novamente, o caminho à direita, onde poderá apreciar vastas panorâmicas sobre Água d’Alto, Vila Franca e o seu ilhéu.

Cerca de 500 metros depois, chegará a um canal de derivação que acompanha o trilho até uma pequena barragem. Esta zona corresponde a um vale profundamente encaixado, onde para além da barragem, poderá encontrar algumas captações de água.

A parte final do percurso segue ao longo da Ribeira da Praia até às margens da Lagoa do Fogo.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA