menu logo

tamanho do texto:

Mata do Canário - Sete Cidades PR04SMI

Tipo: linear
Dificuldade: fácil
Distância: 11Km
Duração: 3h
Altitude (Min / Máx): 265m / 800m

 

Como Chegar

Ao sair de Ponta Delgada em direção a oeste pela via rápida, siga pela Estrada Regional em direção à Relva e entre no primeiro desvio que encontrará à sua direita em direção às Sete Cidades. Irá passar pela Lagoa do Carvão, que é visível da estrada, e de imediato pela entrada que dá acesso à Lagoa das Empadadas. Continue até encontrar à sua esquerda o antigo aqueduto em pedra denominado por “Muro das Nove Janelas”. Encontrará um pequeno largo onde poderá estacionar o seu carro.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

Este trilho tem início nas proximidades do “Muro das Nove Janelas”, um aqueduto de pedra outrora destinado ao abastecimento de água dos fontanários públicos da cidade de Ponta Delgada.

Ao longo deste trajeto é possível observar amplas panorâmicas das costas norte e sul de São Miguel, bem como várias espécies de flora endémica. O trilho termina no centro da freguesia das Sete Cidades.

Inicie o trilho junto ao “Muro das Nove Janelas”.

Após passar por uma mata de Cryptomeria japonica (criptoméria) e uma subida íngreme de cimento, chegará ao cume do Pico da Cruz, onde é possível observar amplas panorâmicas sobre a costa norte e sul da ilha, em primeiro plano, e ao fundo, a Serra de Água de Pau. A partir deste ponto o percurso segue a linha da cumeeira da Lagoa Azul, onde pode apreciar a Lagoa das Sete Cidades e de Santiago. Ao longo deste trajeto é possível observar várias espécies de flora endémica, como Ilex azorica (azevinho), Erica azorica (urze), Angelica lignescens (angélica), Hypericum foliosum (malfurada) e Leontodon rigens (patalugo-menor).

Termine o trilho com a chegada ao centro da freguesia das Sete Cidades.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA