menu logo

tamanho do texto:

Furnas PRC06SMI

Tipo: Circular
Dificuldade: Fácil
Distância: 9,2Km
Duração: 3h
Altitude (Min / Máx): 283m / 373m

 

Como Chegar

Saindo de Ponta Delgada pela via rápida, siga em direção este até à Vila Franca do Campo. Após passar por Vila Franca, siga a Estrada Regional em direção à vila das Furnas. Ao chegar às Furnas, estacione no parque de estacionamento que se encontra próximo do Parque Terra Nostra.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

O trilho começa e termina próximo do Parque Terra Nostra, datado do século XVIII, o mais importante parque botânico da ilha.

Ao longo do trilho, que circunda a Lagoa das Furnas, poderá admirar, para além da beleza da própria lagoa, a zona das Caldeiras e a Ermida de Nossa Senhora das Vitórias.

As margens desta lagoa servem, frequentemente, como local de repouso para aves migratórias.

Inicie o trilho junto ao Parque Terra Nostra, um dos maiores jardins dos Açores.

Passe pelo interior da localidade. Cortando pela zona do Sanguinhal, chegará à zona das Caldeiras da Lagoa das Furnas, área de vulcanismo secundário, com os campos fumarólicos mais significativos dos Açores. Nesta zona pode-se contemplar toda a beleza da Lagoa. O percurso segue pela sua margem, por um caminho de terra batida. Este local constitui um repouso para aves migratórias, entre elas a Ardea cinerea (garça-real) e a Sterna hirundo (garajau-comum).

A meio do percurso, poderá descansar e visitar o Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, onde através de uma visita guiada poderá conhecer as ações que têm sido desenvolvidas para a recuperação da Lagoa das Furnas e da sua envolvente, e interpretar o percurso realizado. As imagens de woodcarving (esculturas em madeira) e as estruturas dos vimes visíveis ao longo do percurso são da responsabilidade do Centro e representam diversos aspetos naturais e da cultura açoriana.

Depois do Centro, o percurso continua em direção à Ermida de Nossa Senhora das Vitórias, construída com o intuito de sepultar o casal José do Canto e Maria Guilhermina do Canto.

Continue pela Estrada Regional até à entrada para a Lagoa Seca. Nesta área aplanada é possível contemplar o Pico do Gaspar, um domo traquítico formado na erupção histórica de 1444, e vários depósitos vulcânicos de pedra-pomes.

O trilho continua em direção ao Lombo dos Milhos seguindo posteriormente em direção ao centro da freguesia das Furnas, onde termina.

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA