menu logo

tamanho do texto:

Centro de Interpretação Ambiental da Caldeira Velha

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

O Centro de Interpretação Ambiental da Caldeira Velha é uma estrutura vocacionada para a promoção do património natural da área classificada como Monumento Natural da Caldeira Velha.

O edifício tem, entre outras valências, a função primordial de divulgar os intrínsecos valores ambientais, permitindo ao visitante descobrir in loco as especificidades deste local de interesse, tornando-o um espaço complementar de educação informal, ao mesmo tempo que oferece uma vasta rede de recursos e promove uma componente turística.

No Monumento Natural é possível ainda desfrutar de três poças termais e um trilho pedestre.

Concentrado num espaço envolvido por uma paisagem natural, o edifício destaca-se como um “objeto colocado na paisagem” que se adapta à vegetação e pedras existentes, conferindo-lhe uma imagem orgânica, mas coerente com o lugar.

A exposição interpretativa conduz o visitante numa viagem pela origem vulcânica das ilhas, com destaque para a formação do Vulcão do Fogo. Disponibiliza também informação generalizada sobre o Parque Natural, os geossítios (com enfoque para os localizados na Ribeira Grande) e em especial a área do Monumento Natural da Caldeira Velha, no que diz respeito à sua biodiversidade, geodiversidade, geotermia e termalismo.

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA