menu logo

tamanho do texto:

Sobre o Parque

gallery_thumbnail
zoom in

O Parque Natural de São Miguel, criado em 2008, é constituído por áreas protegidas direcionadas para a conservação dos elementos mais representativos da biodiversidade e da geodiversidade da ilha, com o propósito da sustentabilidade, conservação, proteção e gestão ambiental.
A ilha de São Miguel, pelas suas condições climatéricas e geomorfológicas, apresenta uma grande variedade de geoformas, ecossistemas e habitats. Alguns destes elementos, pela sua importância, raridade e sensibilidade, estão classificados como geossítios do Açores Geoparque Mundial da UNESCO, Sítios Ramsar e integram a Rede Natura 2000. Adaptadas às particularidades geográficas, ambientais, culturais e político-administrativas do território, as áreas protegidas do Parque Natural incluem duas Reservas Naturais, três Monumentos Naturais, 11 Áreas Protegidas para a Gestão de Habitats ou Espécies, duas Áreas de Paisagem Protegida e cinco Áreas Protegidas de Gestão de Recursos.
O Parque Natural tem disponíveis aos seus visitantes o Centro de Interpretação Ambiental da Caldeira Velha, o Centro de Interpretação Ambiental das Furnas, o Centro de Interpretação da Cultura do Ananás e o Complexo Ambiental da Lagoa das Sete Cidades, assim como diversos trilhos pedestres que se desenvolvem pelas várias áreas protegidas.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA