menu logo

tamanho do texto:

Vinhas dos Biscoitos

Tipo: circular
Dificuldade: fácil
Distância: 7,5Km
Duração: 2h
Altitude (Min / Máx): 190m / 276m

 

Como Chegar

O trilho inicia-se junto do chafariz e lavadouro público, no cruzamento da Estrada Regional 1-1 com a Rua Longa (freguesia dos Biscoitos). Situa-se a cerca de 19 quilómetros, por estrada, do centro de Angra do Heroísmo.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Este trilho percorre a Área de Paisagem Protegida das Vinhas dos Biscoitos e inicia-se no chafariz público, no cruzamento da Estrada Regional 1-1 com a Rua Longa, na freguesia dos Biscoito.  

Desde o século XVI até aos nossos dias, produz-se vinho de Verdelho nesta zona, numa paisagem de curraletas construída pelo homem, que tão bem soube transformar um terreno infértil, com difíceis condições de humidade, salinidade e solo rochoso de basalto, num terreno generoso para a produção de vinha. Complemente este passeio com uma visita ao Museu do Vinho, onde todos os modos e técnicas de construção desta paisagem e a sua história estão condignamente interpretados.

Começando junto ao chafariz, suba por um pequeno carreiro até ao Miradouro da Rua Longa e regresse ao ponto de partida para iniciar o percurso da Canada da Rua Longa, ao fim da qual se depara com a Baía do Rolo. Aqui, embarcavam-se os produtos nas naus vindas da África e Índia. Continue em frente pelo Caminho do Mar até à zona balnear e passe pelo porto de pesca, também porto de atividade baleeira. Siga pela direita, passe pelo Forte do Porto, percorrendo o Caminho do Canto do Feno durante 1 quilómetro. Observe algumas das espécies costeiras da vegetação natural dos Açores, bem-adaptadas à rocha do mar e à salinidade. Depois, vire à esquerda, passando por um canavial e entrando nas vinhas. Observe de perto as curraletas, vendo o covacho onde é plantada a videira, protegida dos ventos salgados pelos muros e usufruindo da temperatura que a pedra negra oferece.

O final deste percurso leva-o à Canada das Vinhas, que deve percorrer até à Canada da Salga, onde vira à esquerda. No final desta canada, vire à direita, seguindo até à Canada de Santo António. Percorra-a, passando pela ermida do mesmo nome, até ao estacionamento automóvel. Atravesse-o e continue em frente por um trilho, entrando novamente nas curraletas. Observe vinhas abandonadas, mas que mantêm a estrutura de curraletas. Siga até à Canada Brás da Silva e, atravessando-a, volte a entrar nas vinhas, para observar a organização das curraletas em “tornas” – fiadas de curraletas ligadas por uma vereda. O final deste troço de vinhas desemboca na Ribeira do Chamusco, forma antiga de abastecimento de água e caminho de acesso à baía. Virando à esquerda percorra esta ribeira até encontrar novamente a Baía do Rolo. Virando à direita, siga o Caminho do Mar até ao ponto de partida.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA