menu logo

tamanho do texto:

Geodiversidade

gallery_thumbnail
zoom in

A história eruptiva da Terceira, com início há cerca de 3,52 milhões de anos, é bastante complexa e apresenta uma grande diversidade de estilos eruptivos, sendo que a ilha se distingue das restantes pela notável variedade dos seus produtos vulcânicos, onde se destaca a abundância de lavas de natureza traquítica. A emergência da ilha terá tido início com a atividade subaérea do Vulcão dos Cinco Picos.

A extremidade ocidental é dominada por um planalto, com a saliência suave da Serra do Cume. A zona central é marcada pela Caldeira de Guilherme Moniz e por numerosas crateras com pequenas lagoas, enquanto a leste se ergue um cone vulcânico com uma caldeira ampla, a Caldeira dos Cinco Picos.

O vulcanismo histórico da Terceira está marcado pelas erupções de 1761 na zona central da ilha, mais propriamente no flanco este do Vulcão da Serra de Santa Bárbara e no Sistema Vulcânico Fissural. Ao largo da ilha registaram-se duas erupções submarinas, na Crista Submarina da Serreta, a primeira em 1867 e a segunda entre 1998 e 2001.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA