menu logo

tamanho do texto:

Volta à Caldeira - Furna do Enxofre PRC2GRA

Tipo: circular
Dificuldade: fácil
Distância: 10,8Km
Duração: 3h
Altitude (Min / Máx): 144m / 304m

 

Como Chegar

Partindo da Praça Fontes Pereira de Melo na Vila de Santa Cruz, siga em direção ao centro da freguesia de Guadalupe numa distância de 3 quilómetros. No largo Padre Simões Borges, vire à esquerda em direção ao lugar das Pedras Brancas percorrendo 3,8 quilómetros, seguindo depois na direção da Caldeira pela Canada Longa, onde encontrará a sinalização de início do trilho.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

O trilho começa e termina junto ao Caminho das Furnas, circundando o Monumento Natural da Caldeira da Graciosa.

Durante o percurso pode visitar o Centro de Visitantes da Furna do Enxofre, a Furna e três túneis lávicos, nomeadamente as furnas do Abel, d'Água e Maria Encantada, enquanto disfruta de uma vista panorâmica sobre quase toda a costa sul da Graciosa e restantes ilhas do Grupo Central. Este trilho está parcialmente inserido no Monumento Natural da Caldeira da Graciosa.

Inicie o percurso na localidade da Canada Longa e siga pela estrada em direção à Caldeira. Na primeira bifurcação opte pela direita passando pela Furna do Abel, um túnel lávico. Continuando, passe pela Furna d’Água de menores dimensões e com um reservatório de água subterrâneo.

Ao chegar ao topo da Caldeira siga pela esquerda, passando pela Furna da Maria Encantada, característica pelo abatimento das suas paredes laterais. Continue o percurso à volta da Caldeira e, aproveitando a altitude elevada, desfrute da vista quer para o seu interior, quer para o resto da ilha. No trajeto à volta da Caldeira, prevalece a sinalética de orientação usada nas Grandes Rotas.

Chegando novamente à bifurcação, opte pela esquerda, passando novamente pelas Furnas d’Água e Abel e na estrada siga à direita, passando pelo túnel de acesso ao interior da Caldeira. Continue ao longo da estrada até chegar à escadaria de acesso à Furna do Enxofre, geossítio onde existe um Centro de Interpretação que é também o local de entrada para furna. No período compreendido entre as 11 e as 14 horas é possível observar a furna do exterior, devido aos raios de sol que penetram no seu interior.

Após a visita a este magnífico local faça o caminho inverso, passando pelo túnel e terminando o percurso no local inicial, na localidade da Canada Longa.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA