menu logo

tamanho do texto:

Costa Sudoeste

Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Localizada no litoral sul da ilha, esta área abrange cerca de 207 hectares, desde o extremo leste do Morro Grande, freguesia de Velas, até ao Pico dos Cutelos, na freguesia de Rosais.

Esta área terrestre, composta por diversas formações geológicas, entre as quais o Morro Grande, o Morro de Lemos, a baía de Entre Morros e altas e declivosas arribas, alberga uma grande diversidade de espécies de aves e de plantas e tem o seu ponto mais alto a 376 metros de altitude no Pico dos Cutelos. 

O Morro Grande (ou Morro de Velas) e o Morro de Lemos, a oeste, correspondem a cones de tufos surtseianos, com origem em episódios vulcânicos submarinos de natureza basáltica s.l. Mais antigo, o Morro de Lemos está desgastado pela erosão marinha, apenas restando uma pequena porção do edifício vulcânico inicial. Ao invés, o Morro Grande encontra se melhor preservado, apresentando uma nítida forma circular. No interior da sua cratera, existe um pequeno cone de escórias estromboliano, que retrata uma fase eruptiva subaérea mais tardia.

Na baía de Entre Morros e nas arribas dos morros, é possível observar a estrutura interna destes vulcões, incluindo uma estratificação nítida dos materiais vulcânicos e diversas figuras de carga.

Diversas aves marinhas encontram nesta área protegida um local seguro de descanso, reprodução e nidificação, como o garajau-comum (Sterna hirundo) e o cagarro (Calonectris borealis). Quanto à flora, destacam-se espécies endémicas como a urze (Erica azorica) e o pau-branco (Picconia azorica).
Esta área integra uma Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA) da organização BirdLife International, está classificada como geossítio do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO e a sua extremidade leste confina com uma Área Protegida de Gestão de Recursos e uma Área de Reserva para a Gestão de Capturas.

Classificações:

IBA

Geossítio

Reserva da Biosfera

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA