menu logo

tamanho do texto:

Costa Sudoeste

Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Localizada no litoral sul de São Jorge, esta área protegida abrange 207,2 hectares, desde o extremo este do Morro Grande, freguesia das Velas, até ao Pico dos Cutelos, a 376 metros de altitude, situado na freguesia de Rosais.

Na baía de Entre Morros e nas altas e declivosas arribas dos morros é possível observar a estrutura interna destes vulcões, incluindo uma estratificação nítida dos materiais vulcânicos e diversas figuras de carga.

Diversas espécies de aves marinhas encontram nesta área protegida um local seguro de descanso, reprodução e nidificação, como o garajau-comum (Sterna hirundo) e o cagarro (Calonectris borealis). Quanto à flora, destacam-se espécies endémicas como Erica azorica (urze), Picconia azorica (pau-branco) e Myosotis maritima (não-me-esqueças).

Esta área integra uma Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA) da organização BirdLife International, está classificada como geossítio do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO e a sua extremidade leste confina com uma Área Protegida de Gestão de Recursos e uma Área de Reserva para a Gestão de Capturas.

Classificações:

Reserva da Biosfera

IBA

Geossítio

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA