menu logo

tamanho do texto:

Ponta dos Rosais

Monumento Natural

gallery_thumbnail
zoom in

Localizada no extremo noroeste de São Jorge, esta área protegida possui cerca de 170 hectares e eleva-se até aos 376 metros de altitude. 

Devido às suas características geológicas e aos fatores naturais presentes, como os ventos húmidos ciclónicos e a agitação marítima, nesta zona os habitat de montanha juntam-se a elementos costeiros, acolhendo uma diversidade de espécies de flora e fauna, destacando-se um grande número de aves marinhas nidificantes.

A Ponta dos Rosais é caracterizada por altas e declivosas falésias costeiras e vários ilhéus, apresentando uma imponente ponta rochosa que se prolonga para noroeste na zona marinha adjacente, sob a forma de uma cordilheira vulcânica submarina. 

A erosão marinha pôs a descoberto a sequência estratigráfica e a estrutura interna deste sector da ilha de São Jorge, incluindo os cones vulcânicos existentes, diversos filões, uma chaminé e afloramentos de escórias basálticas com diversas granulometrias e tonalidades, desde negras a avermelhadas.

A parte alta da Ponta dos Rosais apresenta-se como um pequeno planalto, onde está implantado o antigo farol e cuja paisagem, para sudeste, é caracterizada por cones vulcânicos de formas suavizadas e crateras mal definidas.

De entre as aves marinhas que nidificam neste Monumento, salienta-se o garajau-rosado (Sterna dougallii), o garajau-comum (Sterna hirundo), o frulho (Puffinus Ilherminieri baroli) e o cagarro (Calonectris borealis). Importa também referir algumas espécies de avifauna terrestre como o milhafre (Buteo buteo rothschildi), o pombo-torcaz dos Açores (Columba palumbus azorica), o tentilhão (Fringilla coelebs moreletti) e o canário-da-terra (Serinus canaria). 

Relativamente à flora, e devido às caraterísticas singulares deste lugar, é possível observar um prado de labaça-das-ilhas (Rumex azoricus), espécie protegida que forma comunidades em escassos locais. Realçam-se ainda outras espécies endémicas como a urze (Erica azorica), a não-me-esqueças (Myosotis maritima) e o bracel-da-rocha (Festuca petraea).

Esta área está integrada na Zona Especial de Conservação (ZEC) Ponta dos Rosais, no âmbito da Rede Natura 2000, constituindo também uma Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA – Important Bird and Biodiversity Area) da organização BirdLife International e um geossítio do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.

Classificações:

IBA

Geossítio

Rede Natura 2000

Reserva da Biosfera

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA