menu logo

tamanho do texto:

Porto Calhau - Manhenha PR03PIC

Tipo: linear
Dificuldade: difícil
Distância: 6Km
Duração: 3h
Altitude (Min / Máx): 3m / 38m

 

Como Chegar

Siga em direção à freguesia da Piedade, concelho das Lajes do Pico, seguindo o caminho à frente da igreja da Nossa Senhora da Piedade, em direção ao Calhau.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

O percurso inicia-se no Porto do Calhau, na freguesia da Piedade, e termina no Porto da Manhenha.

Este trilho percorre, na sua grande maioria, caminhos antigos junto à costa, que eram utilizados por pescadores, atravessando a Área da Paisagem Protegida da Cultura da Vinha – Ponta da Ilha.

Num troço deste percurso, existe uma zona de nidificação de garajaus (Sterna hirundo e Sterna dougallii), pelo que entre maio e julho, deverá ser efetuado o percurso alternativo que se encontra devidamente assinalado no local.

Comece o trilho, subindo cerca de 200 metros pelo asfalto e vire à esquerda, no caminho que passa pela  Ermida de Nossa Senhora de Cima da Rocha, construída em 1854.

Depois, siga as marcações no terreno durante, aproximadamente, 2 quilómetros, por atalhos entre vinhas e antigas casas de apoio à cultura da vinha. 

Em seguida, siga junto ao mar, sobre as lajes de pedra basáltica, num piso muito irregular. Aproximadamente 1,5 quilómetros depois, suba a escadaria e siga na canada de bagacina até chegar ao casario de Engrade. Aqui tem a hipótese de seguir diretamente para a Manhenha ou continuar o percurso, pela esquerda. 

Caso opte por ir diretamente para a Manhenha, siga no troço em asfalto até ao farol.

Caso contrário, siga pela esquerda, no atalho que contorna algumas baías, até ao Farol da Manhenha, que deve ser contornado pela esquerda. 

Na proximidade do farol, encontra um dos mais ricos habitat costeiros no que respeita à diversidade de plantas de flora endémica, a sua maioria com estatuto de proteção, destacando-se o lótus dos Açores (Lotus azoricus) e a não-me-esqueças (Myosotis maritima).

Ao chegar ao asfalto, prossiga por 700 metros até ao Porto da Manhenha, onde termina o percurso.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA