menu logo

tamanho do texto:

Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

O Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico (CIPCVIP) encontra-se num edifício de características solarengas, situado num dos núcleos mais peculiares da Paisagem Protegida da Cultura da Vinha - Lajido de Santa Luzia, constituindo-se como ponto de partida para a compreensão do valioso património cultural classificado como Património da Humanidade pela UNESCO em 2004.

Neste espaço, o visitante poderá́ assistir a um breve documentário sobre a Paisagem da Cultura da Vinha e recolher informações sobre os valores que a compõem. 

A ida ao Centro possibilita ainda uma visita guiada aos “currais” de vinha e de figueira, ao interior de um armazém e de um alambique tradicionais, ainda em funcionamento, bem como um percurso ao núcleo do Lajido que permite compreender como o edifício está intimamente associado à cultura da vinha e da figueira. Durante o trajeto, destaca-se ainda a visita aos campos de lava, localmente designados por “lajidos”, onde podemos percorrer os caminhos que a lava trilhou no passado, tendo deixado gravado nas rochas, micro relevos de rara beleza, onde se instalaram posteriormente diversas espécies de flora endémica.

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA