menu logo

tamanho do texto:

Zona Central

Área de Paisagem Protegida

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Situada na zona central do Pico, esta área abrange cerca de 9518 hectares, constituindo a maior das áreas protegidas da ilha.

Esta área engloba três das quatro reservas naturais, nomeadamente Montanha do Pico, Caveiro e Mistério da Prainha, e ainda a Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Lagoa do Caiado. Nesta, encontram-se diversas formações geológicas, das quais se destacam a Lagoa do Capitão e o Pico da Urze. A Zona Central acolhe, ainda, diversas espécies de flora e fauna endémicas dos Açores.

A Lagoa do Capitão, situada nas imediações da Montanha do Pico e a 790 metros de altitude, é abrangida por esta classificação. Esta lagoa ocupa uma depressão fechada localizada na base da escarpa de um dos mais importantes acidentes tectónicos da ilha, a Falha da Lagoa do Capitão, com orientação geral noroeste-sudeste. Este local insere-se nas formações geológicas mais antigas do designado Planalto da Achada, o qual constitui uma cordilheira vulcânica de orientação geral noroeste-sudeste que se estende por cerca de 30 quilómetros, desde a Lagoa do Capitão até à Ponta da Ilha, no extremo oriental da ilha, e integra cerca de 190 cones vulcânicos.

Por sua vez, o Pico da Urze, também integrado nesta área protegida, corresponde a um cone de escórias basálticas, com 899 metros de altitude máxima e uma cratera de explosão no seu topo, cuja atividade eruptiva teve lugar um ou dois séculos antes da descoberta da ilha e originou escoadas lávicas basálticas que se movimentaram para sul, atingindo o mar entre a localidade de Companhia de Cima e o Porto de São João.

Deste cone, é possível observar os três sistemas vulcânicos presentes na ilha do Pico. O vulcão em escudo do Topo, a sudeste, que constitui a fase inicial de formação da ilha, com cerca de 270 mil anos. A oeste, o estratovulcão da Montanha do Pico, o ponto mais alto de Portugal, com 2351 metros de altitude. E para este/nordeste avista-se o Planalto da Achada.

Nesta área protegida, destacam-se, a nível da flora, os endemismos cedro-do-mato (Juniperus brevifolia), trovisco-macho (Euphorbia stygiana subsp. stygiana), uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum), Scabiosa nitens e azevinho (Ilex azorica).

Na fauna, evidencia-se o morcego dos Açores (Nyctalus azoreum), as aves residentes pombo-torcaz dos Açores (Columba palumbus azorica), melro (Turdus merula azorensis) e tentilhão (Fringilla coelebs moreletti) e a ave aquática migratória rara piadeira-americana (Mareca americana).

Nesta área protegida estão incluídos os trilhos Caminho dos Burros (PR02PIC), Lagoa do Capitão (PR13PIC) e Caminho das Lagoas (PR19PIC).

Esta área protegida está incluída na Zona Especial de Conservação (ZEC) da Montanha do Pico, Prainha e Caveiro e na Zona de Proteção Especial (ZPE) Zona Central do Pico no âmbito da Rede Natura 2000 e na Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA) Zona Central do Pico. Inclui ainda um Sítio Ramsar ao abrigo da Convenção Ramsar e o geossítio prioritário Planalto da Achada do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.
 

Classificações:

Sítio Ramsar

Rede Natura 2000

IBA

Geossítio

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA