menu logo

tamanho do texto:

Cultura da Vinha - Ponta do Mistério

Área de Paisagem Protegida

gallery_thumbnail
zoom in

Esta área protegida ocupa cerca de 77 hectares e é composta por uma plataforma lávica (fajã) que resultou da erupção vulcânica de 1562-64 (Mistério da Prainha). 

Após a erupção, esta nova área terrestre foi ocupada por vinhas que pertenciam aos frades franciscanos sedeados no convento de São Pedro de Alcântara, na vila de São Roque do Pico.

No interior e periferia destas vinhas existem canadas antigas que ligavam esta zona à vila de São Roque do Pico e ao lugar da Prainha de Cima. Encontram-se também pequenos edifícios de pedra com lagares e descansadouros (estrutura utilizada para descanso que permitia aos vindimadores pousar os cestos que traziam à cabeça, cheios de uva, e voltar a colocá-los sem ajuda), os quais testemunham a produção de vinho neste local.
 

O seu acesso realiza-se por uma encosta extremamente declivosa, determinando que esta paisagem constitua um anfiteatro voltado para o mar e para a ilha de São Jorge.

Atualmente, trata-se de uma zona abandonada onde a vegetação alta esconde os muros de currais de vinha e com inúmeras adegas com lagares.

É um geossítio do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO e integra a Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA) Mistério da Prainha da organização BirdLife International.
 

Classificações:

IBA

Geossítio

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA