menu logo

tamanho do texto:

Lajes do Pico

Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies

gallery_thumbnail
zoom in

Localizada na parte sul do Pico, esta área integra cerca de 76 hectares, uma linha de costa com cerca de 8000 metros e inclui uma das principais fajãs lávicas da ilha. 

Esta área apresenta a maior plataforma de abrasão marinha dos Açores (vulgarmente designada por laje), bem como lagunas abertas, baías, braços de mar, arribas fósseis, praias de calhau rolado e falésias costeiras. Constitui ainda um ponto de passagem e descanso de aves migratórias e acidentais, provenientes dos continentes europeu e americano.

A vila das Lajes do Pico está implantada numa fajã lávica formada por escoadas basálticas emitidas de um cone de salpicos de lava localizado nas proximidades do Cabeço do Geraldo, e que fluíram pelos flancos sudoeste do vulcão em escudo do Topo, o mais antigo vulcão central da ilha, com cerca de 270 mil anos. Estas escoadas, do tipo pahoehoe, galgaram a antiga linha de costa, dando origem à atual plataforma lávica e à arriba fóssil associada, com uma altura máxima de 130 metros. Este episódio corresponde à erupção mais recente do Vulcão do Topo e terá ocorrido há cerca de 5 a 10 mil anos.

A sul desta fajã lávica, é possível observar a chaminé vulcânica do Castelete, um cone de escórias antigo e bastante erodido.

A oeste da vila existe uma barreira natural conhecida por Calhau Grosso, onde o junco (Juncus ssp.) corresponde à vegetação dominante. Aqui, as zonas húmidas (Poça do Cão e Poça da Barra) acolhem aves migratórias como a rola-do-mar (Arenaria interpres) e o pilrito-das-praias (Calidris alba).

As duas “lagoas” de água salgada nas extremidades da vila – a Lagoa de Cima (a norte) e a Lagoa da Maré (a sul) – constituem um importante viveiro de espécies piscícolas de elevado interesse comercial e de conservação.

A área protegida é de fácil acesso e elevada vulnerabilidade, especialmente devido à forte pressão urbanística e humana a que está sujeita.

Esta área protegida está incluída na Zona Especial de Conservação (ZEC) e na Zona de Proteção Especial (ZPE) das Lajes do Pico, no âmbito da Rede Natura 2000, e na Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA) Lajes do Pico da organização BirdLife International. Este local constitui, também, o geossítio prioritário Fajã Lávica das Lajes do Pico do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.
 

Classificações:

IBA

Geossítio

Rede Natura 2000

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA