menu logo

tamanho do texto:

Mistério da Prainha

Reserva Natural

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

O Mistério da Prainha está inserido no Complexo Vulcânico São Roque – Piedade e tem cerca de 716 hectares.

Originou-se através de uma erupção vulcânica que se iniciou em setembro de 1562 e terminou em 1564, tendo sido a mais longa erupção histórica dos Açores. Esta é uma área rica não só pela diversidade de formações geológicas aqui existentes, como também pelas espécies de flora endémicas dos Açores e da Macaronésia. Acolhe ainda várias espécies de fauna protegidas pelas Diretiva Habitas e Aves, da União Europeia.

Nesta Reserva Natural, é possível encontrar hornitos (pequenos cones de salpicos de lava), cones de escórias vulcânicas, grutas e diversos campos de lavas pahoehoe sobre os quais se desenvolveram diversos cobertos vegetais com elevada concentração de plantas endémicas: espigo-de-cedro (Arceuthobium azoricum) e queiró (Daboecia azorica).

Destes cobertos vegetais destacam-se as formações dominadas por urze (Erica azorica) e cedro-do-mato (Juniperus brevifolia), designadas por charnecas macaronésicas endémicas, e as formações dominadas por Deschampsia foliosa, caniça (Holcus rigidus) e bracel-do-mato (Festuca francoi), designadas por prados orófilos macaronésicos.

É possível também observar diversas espécies de avifauna como o tentilhão (Fringilla coelebs moreletti) e o milhafre (Buteo buteo rothschildi), protegidas pela Diretiva Aves, e ainda o melro (Turdus merula azorensis), a estrelinha (Regulus regulus inermis) e o pombo-torcaz dos Açores (Columba palumbus azorica). Estão também presentes o morcego dos Açores (Nyctalus azoreum), protegida pela Diretiva Habitats, e diversas espécies endémicas de artrópodes.

Esta reserva natural está incluída na Zona Especial de Conservação (ZEC) da Montanha do Pico, Prainha e Caveiro e na Zona de Proteção Especial (ZPE) da Zona Central do Pico, no âmbito da Rede Natura 2000, e na Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA) Zona Central do Pico da organização BirdLife International, bem como no geossítio prioritário Planalto da Achada do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.
 

Classificações:

IBA

Geossítio

Rede Natura 2000

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA