menu logo

tamanho do texto:

Furnas de Santo António

Reserva Natural

gallery_thumbnail
zoom in

Esta área é constituída por um ilhéu com 0,16 hectares, situado próximo da costa e composto por escoadas basálticas, já cobertas por algum solo, o que permitiu o aparecimento de vegetação natural. 

Constitui um importante habitat para aves marinhas migradoras, como o garajau-rosado (Sterna dougallii), o garajau-comum (Sterna hirundo) e o cagarro (Calonectris borealis), que nidificam neste local durante o verão, motivo pelo qual não devem ser efetuadas atividades que perturbem o processo natural de nidificação destas colónias.

É possível observar ainda espécies de flora com interesse para a conservação da natureza, como bracel-da-rocha (Festuca petraea) e Spergularia azorica. A vegetação perene das praias de calhaus rolados e as falésias com flora endémica das costas macaronésicas constituem os habitat mais relevantes.

Esta reserva natural está incluída na Zona de Proteção Especial (ZPE) das Furnas de Santo António da Rede Natura 2000, na Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA) Furnas de Santo António da organização BirdLife International, bem como no geossítio prioritário Arriba Fóssil de Santo António-São Roque do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.

Classificações:

Rede Natura 2000

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA