menu logo

tamanho do texto:

Furnas de Santo António

Reserva Natural

gallery_thumbnail
zoom in

Esta área é constituída por um ilhéu com cerca de 0,16 hectares, situado próximo da costa e composto por escoadas basálticas, já cobertas por algum solo, o que permitiu o aparecimento de vegetação natural.

Está classificada como Zona de Proteção Especial (ZPE) no âmbito da Rede Natura 2000, por ser um importante habitat para aves marinhas migradoras, como as espécies Sterna dougallii (garajau-rosado), Sterna hirundo (garajau-comum) e Calonectris borealis (cagarro), que nidificam neste local durante o verão, motivo pela qual não devem ser efetuadas atividades que perturbem o processo natural de nidificação destas colónias.

É possível observar ainda espécies de flora com interesse para a conservação da natureza, como o Festuca petraea (bracel-da-rocha) e a Spergularia azorica. A vegetação vivaz das costas de calhaus rolados e as falésias com vegetação das costas macaronésicas constituem os habitats mais relevantes.

Esta reserva natural está incluída na Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA) Furnas de Santo António, bem como no geossítio prioritário Arriba Fóssil de Santo António-São Roque do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.

Classificações:

Rede Natura 2000

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA