menu logo

tamanho do texto:

Miradouro das Lagoas - Poço do Bacalhau PR03FLO

Tipo: linear
Dificuldade: difícil
Distância: 7,3Km
Duração: 3h
Altitude (Min / Máx): 28m / 647m

 

Como Chegar

Partindo de Santa Cruz, siga pela Estrada Regional 1-2 em direção à zona da Matosa e vire à direita no entroncamento. Percorra a Estrada Regional 2-2, no interior da ilha, e siga pelo desvio para o Miradouro das Lagoas Negra e Comprida, devidamente assinalado, entre os quilómetros 8 e 9.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Este trilho inicia-se junto ao Miradouro das Lagoas Negra e Comprida, no interior da ilha, e termina no Poço do Bacalhau, na Ponta da Fajã. 

Ao longo do percurso, encontra diversas espécies de flora da Laurissilva e pode observar várias espécies de aves. O percurso situa-se na Reserva Natural do Morro Alto e Pico da Sé e na Área de Paisagem Protegida da Zona Central e Falésias da Costa Oeste. 
Pedimos que deixe as cancelas que for necessário transpor durante o percurso como as encontrou.

Iniciando o trilho no miradouro, siga as marcas e contorne a Lagoa Comprida pela direita, por entre flora endémica como o sanguinho (Frangula azorica), o cedro-do-mato (Juniperus brevifolia) e por um extenso tapete de musgão (Sphagnum spp.). Ao chegar à Lagoa Seca, prossiga, alguns metros, pela estrada a subir até encontrar a marcação da entrada do caminho de pé posto, do lado esquerdo, que irá passar ao lado da Lagoa Branca. Esta área poderá ter algumas zonas com água parada e lamas, pelo que recomendamos que tenha algum cuidado. 

Continue no trilho até chegar a um caminho bagacina (cascalho vermelho) onde deve virar à direita e seguir em frente, atravessando a ponte da Ribeira do Ferreiro. Caminhe mais 1 quilómetro e vire à esquerda para um novo caminho de terra batida que segue em direção à falésia. Aí, desça a pastagem pela direita, transpondo a cancela e caminhando junto ao muro. Aproveite para disfrutar da vista para a costa oeste, com a Fajãzinha à sua esquerda e a Fajã Grande em frente. Em dias de nevoeiro, tenha especial atenção para não perder de vista as marcas de orientação.

Desça a falésia até encontrar uma escadaria em pedra à esquerda por onde deverá seguir até à Fajã Grande. Ao chegar à estrada, siga até ao mar e vire à direita para o Poço do Bacalhau. 

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA