menu logo

tamanho do texto:

Zona Central e Falésias da Costa Oeste

Área de Paisagem Protegida

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Localizada na costa oeste e na zona central da ilha, esta área possui cerca de 2565 hectares e uma altitude máxima de 768 metros.

Enquanto na orla costeira noroeste afloram formações geológicas associadas ao vulcanismo submarino das fases iniciais de edificação da ilha, com cerca de 2,5 milhões de anos, na zona do Planalto Central, no interior da ilha, afloram sobretudo formações resultantes de um vulcanismo terrestre mais recente, de idade inferior a 670 mil anos.

A paisagem desta área é dominada pela extensa, declivosa e imponente escarpa que ladeia o lado oriental dos povoados da Fajã Grande e da Fajãzinha. Esta arriba fóssil, com uma altitude máxima de cerca de 300 metros, separa as referidas fajãs do Planalto Central e apresenta inúmeras quedas de água, que alimentam massas de água permanentes na sua base. Estas massas de água são localmente designadas de poços, sendo os mais conhecidos o Poço do Bacalhau, o Poço da Ribeira do Ferreiro, também designado por Lagoa das Patas, e o Poço da Alagoinha.

Na vegetação, destacam-se endemismos como Erica azorica (urze), Veronica dabneyi, Vaccinium cylindraceum (uva-da-serra), Viburnum treleasei (folhado), Scabiosa nitens e Euphrasia azorica. Na zona do Planalto Central predominam Sphagnum sp. (turfeiras) e florestas de (Juniperus brevifolia (cedro-do-mato).

A costa oeste constitui um habitat privilegiado para aves como as espécies Calonectris borealis (cagarro) e Sterna hirundo (garajau-comum).

Esta área protegida é ponto de passagem dos trilhos Fajã Grande - Ponta Delgada (PR01FLO), Lajedo - Fajã Grande (PR02FLO) e Miradouro das Lagoas - Poço do Bacalhau (PR03FLO) e da Grande Rota das Flores (GR01FLO).

Integra geossítios do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO, uma Zona Especial de Conservação (ZEC) no âmbito da Rede Natura 2000, um Sítio Ramsar ao abrigo da Convenção Ramsar e uma Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA) da organização BirdLife International.

Classificações:

Sítio RAMSAR

Reserva da Biosfera

Rede Natura 2000

IBA

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA