menu logo

tamanho do texto:

Ponta da Caveira

Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies

gallery_thumbnail
zoom in

Localizada na costa leste da ilha, esta área possui cerca de 74 hectares e uma altitude máxima de 300 metros. 

É constituída por extensas e altas falésias, cortadas por inúmeros vales fluviais e as ribeiras apresentam, frequentemente, vales suspensos na sua parte terminal, em que o curso de água atinge o mar através de cascatas. Esta área protegida constitui um habitat para espécies de flora endémica e diversas espécies de aves.

A linha de costa inclui um sistema complexo de baías, praias rochosas, socalcos naturais, grutas submersas e semissubmersas e pequenos ilhéus de fácil acesso, situados a alguns metros da costa.

A Ponta da Caveira corresponde a um íngreme promontório, rodeado por falésias constituídas por formações basálticas. Na base destas arribas está localizada a Gruta dos Enxaréus, uma gruta litoral com cerca de 50 metros de comprimento e 25 metros de altura, que é possível visitar de barco. Os fundos marinhos nas imediações do promontório são constituídos por calhaus rolados, blocos rochosos basálticos e pequenas clareiras de areia.

Esta área inclui a Ponta de Fernão Jorge e a Fajã Pedro Vieira, uma pequena fajã detrítica.

Da flora endémica local, destacam-se a vidália (Azorina vidalii), o bracel-da-rocha (Festuca petraea), a urze (Erica azorica), o pau-branco (Picconia azorica) e o cedro-do-mato (Juniperus brevifolia).

Nas arribas nidificam cagarros (Calonectris borealis) e garajaus (Sterna spp.), sendo possível observar subespécies endémicas de aves terrestres dos Açores, como a estrelinha (Regulus regulus inermis), a toutinegra dos Açores (Sylvia atricapilla atlantis), o melro (Turdus merula azorensis), o tentilhão (Fringilla coelebs moreletti) e a alvéola (Motacilla cinerea patriciae).

Esta zona inclui uma Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA) da organização BirdLife International e um geossítio do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.

Classificações:

IBA

Geossítio

Reserva da Biosfera

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA