menu logo

tamanho do texto:

Ponta da Caveira

Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies

gallery_thumbnail
zoom in

Localizada na costa leste da ilha, esta área possui cerca de 74 hectares e uma altitude máxima de 300 metros. É constituída por extensas e altas falésias, cortadas por inúmeros vales fluviais. As ribeiras apresentam frequentemente vales suspensos na sua parte terminal, em que o curso de água atinge o mar através de cascatas.

A linha de costa inclui um sistema complexo de baías, praias rochosas, socalcos naturais, grutas submersas e semissubmersas e pequenos ilhéus de fácil acesso, situados a alguns metros da costa.

A Ponta da Caveira corresponde a um íngreme promontório, rodeado por falésias constituídas por formações basálticas. Na base destas arribas está localizada a Gruta dos Enxaréus, uma gruta litoral com cerca de 50 metros de comprimento e 25 metros de altura, que é possível visitar de barco. Os fundos marinhos nas imediações do promontório são constituídos por calhaus rolados, blocos rochosos basálticos e pequenas clareiras de areia.

Esta área inclui a Ponta de Fernão Jorge e a Fajã Pedro Vieira, uma pequena fajã detrítica.

Da flora endémica local, destacam-se as espécies Azorina vidalii (vidália), Festuca petraea (bracel-da-rocha), Erica azorica (urze), Picconia azorica (pau-branco) e Juniperus brevifolia (cedro-do-mato).

Nas arribas nidificam Calonectris borealis (cagarros) e Sterna spp. (garajaus), e é possível observar subespécies endémicas de aves terrestres dos Açores, como Regulus regulus inermis (estrelinha), Sylvia atricapilla atlantis (toutinegra dos Açores), Turdus merula azorensis (melro), Fringilla coelebs moreletti (tentilhão) e Motacilla cinerea patriciae (alvéola).

Esta zona constitui uma Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA) da organização BirdLife International e inclui um geossítio do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.

Classificações:

Reserva da Biosfera

IBA

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA