menu logo

tamanho do texto:

Costa Nordeste

Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies

gallery_thumbnail
zoom in

Localizada na parte nordeste da ilha, esta área possui cerca de 884 hectares, sendo constituída por extensas e altas falésias costeiras, recortadas por baías e enseadas, atingindo altitudes na ordem dos 600 metros.

Nas arribas, sobretudo na sua parte inferior, afloram as formações geológicas mais antigas da ilha, constituídas por depósitos vulcânicos de origem submarina (como por exemplo tufos surtseianos), com cerca de 2,5 milhões de anos.

Esta área costeira exibe, também, diversos níveis de escoadas lávicas e piroclastos, de natureza basáltica e traquítica, atravessados por chaminés e filões e onde é possível observar vários exemplos de disjunção colunar e esferoidal. Destacam-se, ainda, diversos ilhéus como o Furado, de Álvaro Rodrigues, do Garajau e da Alagoa, bem como a Furna do Galo, uma gruta litoral associada à erosão marinha.

A vegetação é constituída por matos arborescentes de Erica azorica (urze), Morella faya (faia-da-terra), Picconia azorica (pau-branco) e Juniperus brevifolia (cedro-do-mato).

Nas escarpas e ilhéus, nidificam colónias de Calonectris borealis (cagarro), Sterna hirundo (garajau-comum), Sterna dougallii (garajau-rosado), Puffinus puffinus (estapagado) e Puffinus lherminieri baroli (frulho). São também observadas as espécies Turdus merula azorensis (melro), Serinus canaria (canário-da-terra), Motacilla cinerea patriciae (alvéola) e Fringilla coelebs moreletti (tentilhão).

É possível conhecer esta área protegida percorrendo o trilho Fajã Grande - Ponta Delgada (PR01FLO) e a Grande Rota das Flores (GR01FLO).

Próximo desta área situa-se o Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão, que foi concebido nos tanques onde outrora se armazenava o óleo de baleia, derretido na Fábrica da Baleia do Boqueirão. Este é um espaço dedicado à promoção e ao conhecimento dos locais com maior interesse ambiental da ilha, com destaque para os ambientes marinhos.

Esta área integra uma Zona de Proteção Especial (ZPE) e uma Zona Especial de Conservação (ZEC) no âmbito da Rede Natura 2000, uma Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA) da organização BirdLife International, e abrange áreas classificadas como geossítios do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO. O seu limite exterior faz fronteira com uma Área Protegida de Gestão de Recursos.

Classificações:

Reserva da Biosfera

Rede Natura 2000

IBA

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA