menu logo

tamanho do texto:

Costa Nordeste

Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies

gallery_thumbnail
zoom in

Localizada na parte nordeste da ilha, esta área possui cerca de 884 hectares e é constituída por extensas e altas falésias costeiras, recortadas por baías e enseadas, atingindo altitudes na ordem dos 600 metros.

A sua paisagem é marcada por diversos elementos geológicos singulares e vegetação costeira, que constituem importantes habitat onde podem ser observadas diversas espécies de aves marinhas.

Nas arribas, sobretudo na sua parte inferior, afloram as formações geológicas mais antigas da ilha, constituídas por depósitos vulcânicos de origem submarina (por exemplo, tufos surtseianos), com cerca de 2,5 milhões de anos.

Esta área costeira exibe, também, diversos níveis de escoadas lávicas e piroclastos, de natureza basáltica e traquítica, atravessados por chaminés e filões e onde é possível observar vários exemplos de disjunção colunar e esferoidal. Destacam-se, ainda, diversos ilhéus como o Furado, de Álvaro Rodrigues, do Garajau e da Alagoa, bem como a Furna do Galo, uma gruta litoral associada à erosão marinha.

A vegetação é constituída por matos arborescentes de urze (Erica azorica), faia-da-terra (Morella faya), pau-branco (Picconia azorica) e cedro-do-mato (Juniperus brevifolia).

Nas escarpas e ilhéus, nidificam colónias de cagarros (Calonectris borealis), garajaus-comuns (Sterna hirundo), garajaus-rosados (Sterna dougallii), estapagados (Puffinus puffinus) e frulhos (Puffinus lherminieri baroli). São também observados melros (Turdus merula azorensis), canários-da-terra (Serinus canaria), alvéolas (Motacilla cinerea patriciae) e tentilhões (Fringilla coelebs moreletti).

É possível conhecer esta área protegida percorrendo o trilho Fajã Grande - Ponta Delgada (PR01FLO) e a Grande Rota das Flores (GR01FLO).

Próximo desta área situa-se o Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão, que foi concebido nos tanques onde outrora se armazenava o óleo de baleia, derretido na Fábrica da Baleia do Boqueirão. Este é um espaço dedicado à promoção e ao conhecimento dos locais com maior interesse ambiental da ilha, com destaque para os ambientes marinhos.

Esta área integra a Zona de Proteção Especial (ZPE) e a Zona Especial de Conservação (ZEC) da Costa Nordeste no âmbito da Rede Natura 2000, uma Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA) da organização BirdLife International, e abrange áreas classificadas como geossítios do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO. O seu limite exterior faz fronteira com a Área Protegida de Gestão de Recursos da Costa Norte.

Classificações:

IBA

Geossítio

Rede Natura 2000

Reserva da Biosfera

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA