menu logo

tamanho do texto:

Morro Alto e Pico da Sé

Reserva Natural

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Localizada no planalto Central, esta Reserva Natural possui 1572,93 hectares e integra o Morro alto, o ponto mais elevado da ilha com 914 metros de altitude.

Esta área apresenta uma geomorfologia peculiar, marcada pela presença da Caldeira Branca (um anel de tufos de vertentes suaves) e as crateras de explosão do tipo maar das Caldeiras Negra, Comprida e Seca que, com exceção desta última, têm o seu fundo ocupado por uma lagoa. A génese destas quatro depressões vulcânicas está associada a erupções hidromagmáticas, nas quais o magma em ascensão contacta com água, originando uma atividade explosiva significativa.

A Caldeira Negra, de vertentes rochosas e muito declivosas, está ocupada pela Lagoa Negra (ou Lagoa Funda), com uma profundidade máxima de 113 metros, a mais profunda dos Açores.

O Pico da Sé constitui um domo traquítico encaixado entre os vales das Ribeiras da Badanela e da Fazenda de Santa Cruz, dois importantes cursos de água da ilha, cuja ação erosiva pôs a descoberto diversas chaminés vulcânicas e filões basálticos e traquíticos, segundo relevos salientes relativamente às áreas adjacentes.

No que concerne à vegetação, nesta área sobressaem as espécies Frangula azorica (sanguinho), Laurus azorica (louro-da-terra), Ilex azorica (azevinho), Vaccinium cylindraceum (uva-da-serra), Viburnum treleasei (folhado) e Euphorbia stygiana stygiana (trovisco-macho). Destacam-se, ainda, as turfeiras (Sphagnum sp.) arborizadas, sobretudo, por Juniperus brevifolia (cedro-do-mato) e que constituem a maior floresta de Juniperus brevifolia dos Açores.

É também uma zona importante para muitas aves migradoras como a espécie Egretta garzetta (garça-branca-pequena). Destaca-se, ainda, a presença de Sterna hirundo (garajau-comum), sendo este o local de maior concentração desta espécie no interior da ilha.

Esta área é local de passagem do trilho Miradouro das Lagoas - Poço do Bacalhau (PR03FLO).

Integra a Zona Especial de Conservação (ZEC) Central – Morro Alto no âmbito da Rede Natura 2000, geossítios do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO e um Sítio Ramsar ao abrigo da Convenção Ramsar.

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA