menu logo

tamanho do texto:

Morro Alto e Pico da Sé

Reserva Natural

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Localizada no Planalto Central, esta área tem cerca de 1573 hectares e inclui o Morro alto, o ponto mais elevado da ilha a 914 metros de altitude, e as caldeiras Branca, Negra, Comprida e Seca.

Esta área apresenta uma geomorfologia peculiar, marcada pela presença da Caldeira Branca (um anel de tufos de vertentes suaves) e as crateras de explosão do tipo maar das caldeiras Negra, Comprida e Seca que, com exceção desta última, têm o seu fundo ocupado por uma lagoa. 

A Caldeira Negra, de vertentes rochosas e muito declivosas, está ocupada pela Lagoa Negra (ou Lagoa Funda), com uma profundidade máxima de 115 metros, a mais profunda dos Açores.

Nesta Reserva Natural ocorrem as mais variadas espécies de flora endémica dos Açores, com extensos tapetes de turfeiras, sendo também possível observar algumas aves.

Geologicamente, a génese das quatro depressões vulcânicas (caldeiras) está associada a erupções hidromagmáticas, nas quais o magma em ascensão contacta com água, originando uma atividade explosiva significativa. Por sua vez, o Pico da Sé constitui um domo traquítico encaixado entre os vales das Ribeiras da Badanela e da Fazenda de Santa Cruz, dois importantes cursos de água da ilha, cuja ação erosiva pôs a descoberto diversas chaminés vulcânicas e filões basálticos e traquíticos, segundo relevos salientes relativamente às áreas adjacentes.

No que concerne à vegetação, sobressaem as espécies endémicas sanguinho (Frangula azorica), louro-da-terra (Laurus azorica), azevinho (Ilex azorica), uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum), folhado (Viburnum treleasei) e trovisco-macho (Euphorbia stygiana subsp. stygiana). O clima atlântico húmido funciona como um modelador ecológico originando a “zona dos nevoeiros” com ventos muito fortes e elevada pluviosidade, surgindo as turfeiras florestadas dominadas por cedro-do-mato (Juniperus brevifolia), que constituem a maior floresta de cedro-do-mato dos Açores. Estas turfeiras estendem-se ao longo de espessos e contínuos tapetes de musgão (Sphagnum spp.), o que dá a esta zona alta uma fisionomia peculiar e distinta do resto da paisagem da ilha.

É também uma zona importante para muitas aves migradoras como a garça-branca-pequena (Egretta garzetta). Destaca-se, ainda, a presença do garajau-comum (Sterna hirundo), sendo este o local de maior concentração desta espécie no interior da ilha.

Esta área é local de passagem do trilho Miradouro das Lagoas - Poço do Bacalhau (PR03FLO), integra a Zona Especial de Conservação (ZEC) da Zona Central - Morro Alto, no âmbito da Rede Natura 2000, e inclui geossítios do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO e um Sítio Ramsar ao abrigo da Convenção Ramsar.

Classificações:

Sítio Ramsar

Rede Natura 2000

Geossítio

Reserva da Biosfera

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA