menu logo

tamanho do texto:

Ilhéu de Maria Vaz

Reserva Natural

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Também conhecido por Ilhéu da Gadelha, o Ilhéu de Maria Vaz tem uma área de 9,79 hectares e localiza-se a pouco mais de 100 metros da costa noroeste. Apresenta uma forma arredondada, com uma reduzida plataforma no topo, e uma altitude aproximada de 151 metros.

Corresponde ao maior ilhéu da ilha e é composto maioritariamente por formações geológicas associadas a um vulcanismo submarino de natureza basáltica, designadamente tufos surtseianos, localmente muito alterados.

É particularmente revestido por vegetação, nomeadamente Festuca petraea (bracel-da-rocha), Erica azorica (urze) e Azorina vidalii (vidália).  Este local é visitado por um número significativo de aves marinhas, nomeadamente Sterna spp. (garajaus), sendo um importante local de nidificação, essencialmente de Larus michahellis atlantis (gaivotas-de-patas-amarelas).

A sua visitação está interdita, com vista à manutenção das caraterísticas únicas do local e devido ao seu elevado interesse científico.

É possível avistar este ilhéu ao percorrer o trilho Fajã Grande - Ponta Delgada (PR1FLO) e a Grande Rota das Flores (GR01FLO).

Esta área integra as Zona de Proteção Especial (ZPE) Zona Especial de Conservação (ZEC) Costa Nordeste no âmbito da Rede Natura 2000 e constitui uma Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA) da organização BirdLife International. O seu limite exterior faz fronteira com uma Área Protegida de Gestão de Recursos.

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA