menu logo

tamanho do texto:

Ilhéu de Maria Vaz

Reserva Natural

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Também conhecido por Ilhéu da Gadelha, o Ilhéu de Maria Vaz tem uma área de cerca de 10 hectares, correspondendo ao maior da ilha, e localiza-se a pouco mais de 100 metros da costa noroeste da ilha.

Apresenta uma forma arredondada, com uma reduzida plataforma no topo, e uma altitude aproximada de 151 metros, sendo composto, maioritariamente, por formações geológicas associadas a um vulcanismo submarino de natureza basáltica, designadamente tufos surtseianos, localmente muito alterados.

Este ilhéu é particularmente revestido por vegetação endémica dos Açores, nomeadamente bracel-da-rocha (Festuca petraea), urze (Erica azorica) e vidália (Azorina vidalii), sendo visitado por um número significativo de aves marinhas, nomeadamente garajaus (Sterna spp.). É ainda considerado um importante local de nidificação, essencialmente da gaivota-de-patas-amarelas (Larus michahellis atlantis). 

A fim de garantir a manutenção das caraterísticas únicas do local e devido ao seu elevado interesse científico, a sua visitação está interdita. No entanto, é possível avistá-lo ao percorrer o trilho Fajã Grande - Ponta Delgada (PR1FLO) ou a Grande Rota das Flores (GR01FLO).

Esta área protegida integra a Zona Especial de Conservação (ZEC) da Costa Nordeste, no âmbito da Rede Natura 2000, e uma Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA) da organização BirdLife International. O seu limite exterior faz fronteira com a Área Protegida de Gestão de Recursos da Costa Norte.

Classificações:

Rede Natura 2000

IBA

Reserva da Biosfera

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA