menu logo

tamanho do texto:

Entre Montes PRC08FAI

Tipo: circular
Dificuldade: fácil
Distância: 3,4Km
Duração: 1h30
Altitude (Min / Máx): 5m / 81m

 

Como Chegar

A partir do Jardim da Praça do Infante (extremidade sul da Avenida Marginal), frente à Marina da Horta, desloque-se para sul, pelo caminho de calçada, em direção à Praia de Porto Pim. Após passar o Hotel Canal à sua direita, no entroncamento vire à esquerda e percorra cerca de 600 metros, até chegar ao parque de estacionamento à esquerda da fábrica da baleia.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

Este trilho circular está inserido na Área de Paisagem Protegida do Monte da Guia e começa e termina no parque de estacionamento junto à Praia do Porto Pim.

Desenrola-se entre o Monte da Guia e o Monte Queimado, locais de grande importância histórica faialense, passando também por alguns miradouros.

Durante as estações da primavera e do verão, é possível observar algumas espécies da avifauna marinha dos Açores, como o cagarro (Calonectris borealis) e o garajau-comum (Sterna hirundo), pois é nesta época que estas aves migram para este Arquipélago a fim de nidificarem.

Ao longo do percurso a paisagem envolvente é dominada por urze (Erica azorica), faia-da-terra (Morella faya), bracel-da-rocha (Festuca petraea) e junco-agudo (Juncus acutus).

Comece o percurso junto ao parque de estacionamento da Praia do Porto Pim. Passe pelo Observatório do Mar dos Açores e, com as instalações à sua direita, siga o caminho de calçada até encontrar escadas à esquerda que o vão guiar até ao Miradouro da Lira. Deste ponto, consegue ver a baía e o Forte de São Sebastião na margem oposta. Por todo o percurso existem algumas fortificações de proteção marítima dos séculos XVI e XVII, pelo que o local foi batizado como Porto Pim, palavra de origem flamenga que significa Porto Seguro.

Do Miradouro da Lira suba até à estrada onde deverá seguir para a direita, contornando a Ermida de Nossa Senhora da Guia. Continue para sul com as Caldeirinhas (crateras do vulcão submarino do Monte da Guia) à sua esquerda, até o percurso virar para norte com vista para a praia. Passe pelo Aquário do Porto Pim, local de exibição das espécies mais comuns do mar dos Açores, e seguidamente pela Casa dos Dabney, outrora pertencente à família Dabney que habitou no Faial entre 1806 e 1894, deixando um imenso património edificado, recuperado pelo Governo dos Açores.

Siga depois à esquerda, atravessando a praia e, no final desta, siga à direita pela Rua da Rosa. Sensivelmente no topo da rua irá encontrar sinalética à direita que o levará ao cume do Monte Queimado, um vulcão de génese terrestre. Antes de chegar ao topo aproveite para descansar e apreciar a vista sobre a marina da Horta.

O trilho continua até ao parque de estacionamento, local onde teve início.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA