menu logo

tamanho do texto:

Descida à Caldeira

Tipo: circular
Dificuldade: difícil
Distância: 3Km
Duração: 3h30
Altitude (Min / Máx): 574m / 908m

 

Como Chegar

Partindo do Largo Duque D’Ávila e Bolama, no centro da cidade da Horta em frente à Câmara Municipal, siga na direção norte para a freguesia dos Flamengos e acompanhe a sinalética com a indicação "Caldeira".



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

O trilho começa e termina no Miradouro da Caldeira e desce até ao fundo de uma das mais espetaculares e maiores caldeiras vulcânicas do Arquipélago, onde se pode encontrar, em perfeito estado de conservação, a vegetação natural dos Açores.

Na descida à Caldeira, classificada como Reserva Natural, pode observar toda a abundante exuberância da Laurissilva húmida. Este é um dos mais preciosos redutos da flora natural do Arquipélago, inserido na caldeira de um vulcão com uma área de cerca de 330 hectares, 2 quilómetros de diâmetro e uma profundidade média de 400 metros.

Dada a necessidade de conservação dos valores naturais presentes na Caldeira do Faial, com relevo para a singularidade geológica, biológica e paisagística deste local, foi criado o Regulamento de Acesso ao Interior da Caldeira. 

Nos termos do novo regulamento, a visita ao interior da Caldeira é feita, obrigatoriamente, entre o nascer e o pôr do sol e sempre acompanhada por um guia do Parque Natural do Faial.  O acesso de visitantes ao interior da Caldeira está condicionado a uma carga diária máxima de 40 visitantes, sendo que a permanência nesta área protegida não deve ultrapassar as 3 horas.

Regulamento de Acesso ao Interior da Caldeira, clique aqui.

Normas de Conduta na Caldeira do Faial, clique aqui.

Caso seja entidade habilitada, pode efetuar o seu pedido de autorização aqui.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA