menu logo

tamanho do texto:

Caldeira PRC04FAI

Tipo: circular
Dificuldade: fácil
Distância: 6,75Km
Duração: 2h30
Altitude (Min / Máx): 881m / 1043m

 

Como Chegar

Partindo do Largo Duque D’Ávila e Bolama, no centro da cidade da Horta em frente à Câmara Municipal, siga em direção norte para a freguesia dos Flamengos e acompanhe a sinalética com a indicação “Caldeira”.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

O trilho começa e termina no Miradouro da Caldeira, estando inserido na Reserva Natural da Caldeira do Faial. Localizada no centro da ilha, esta rota circular dá a conhecer um importante geossítio – a Caldeira –, percorrendo o seu perímetro.

Com cerca de 2 quilómetros em diâmetro, formou-se através de inúmeras erupções, intercaladas com períodos de acalmia, ao longo dos últimos 400 mil anos, e a sua última erupção se deu há apenas 1000 anos. No fundo, encontra-se um cone resultante desta última fase eruptiva que em muito se assemelha à forma da ilha do Faial.  Neste local, pode observar vegetação típica da Laurissilva de altitude e apreciar a beleza natural de toda a ilha.

Comece o trilho junto ao Miradouro da Caldeira, um dos mais bonitos do Faial, percorrendo o perímetro da Caldeira, atravesse o pequeno túnel de acesso à cratera e aproveite a vista para o seu interior repleta de flora luxuriante, típica da floresta Laurissilva. De volta à estrada, suba as escadas e siga à direita por um caminho de terra em direção à Ermida de São João. 

Ao longo do percurso é possível apreciar exemplares de flora endémica como o cedro-do-mato (Juniperus brevifolia), a urze (Erica azorica), a uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum), o trovisco-macho (Euphorbia stygiana subsp. stygiana), a angélica (Angelica lignescens), entre outras.

À medida que contorna a Caldeira aproveite as vistas sobre a costa norte e oeste, mas também para o seu interior. Antes do caminho começar a subir para o Cabeço Gordo, o ponto mais alto do trilho com 1043 metros de altitude, irá transpor uma ligação para o lado este da ilha através do PR 06 FAI – Rota dos Dez Vulcões. Passando as antenas, o percurso desce até ao miradouro inicial. Esta parte exige algum cuidado, devido ao desnível acentuado.
 

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA