menu logo

tamanho do texto:

Ribeirinha

Miradouro

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Este miradouro está situado numa antiga pista de motocrosse que foi recuperada pelo Governo dos Açores. Daqui podemos observar grande parte da costa este do Faial e a freguesia da Ribeirinha.

Integrada no Complexo Vulcânico da Ribeirinha, com formações que ascendem aos 800 mil anos de idade, esta área nordestina é a mais antiga da ilha, com origem na primeira fase de formação do Faial, o antigo Vulcão da Ribeirinha.

Esta freguesia foi criada em 1666, ocupa uma superfície total de 11,27 km2 e é constituída pelas povoações da Ribeirinha e Espalhafatos.

Este miradouro, inserido na Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Lomba Grande, oferece ainda uma das mais espetaculares vistas sobre as chamadas Ilhas do Triângulo – Faial, Pico e São Jorge – e, em dias de boa visibilidade, sobre a ilha Graciosa.

Tendo o oceano como pano de fundo, vislumbra-se a norte o recorte alongado do vulcanismo fissural da ilha de São Jorge e um pouco a oeste desta, mais longínqua e muitas vezes invisível, a Graciosa. Mais perto e majestosa, a este situa-se a ilha do Pico no outro lado do canal, cujo maior cone vulcânico se eleva aos 2351 metros de altitude, correspondendo à mais alta montanha de Portugal. A sul, encontra-se uma elevação denominada Lomba Grande com altitude máxima de 543 metros e coberta, parcialmente, por floresta com espécies naturais dos Açores com paisagens de extraordinária beleza.

O miradouro assenta no cimo de outra elevação, a Lomba da Ribeirinha, com altitude máxima de 309 metros, onde se estende o planalto de Trás-da-Serra, que abriga a maior parte dos terrenos agrícolas desta zona e onde se encontravam largas dezenas de atafonas de apoio à agricultura, construções típicas em pedra e diversos miradouros naturais destruídos pelo sismo de 1998.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA