menu logo

tamanho do texto:

Neptuno

Miradouro

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

O Miradouro do Neptuno localiza-se em plena Área de Paisagem Protegida do Monte da Guia e está acompahdo por uma história com toques de mitologia romana.

Ocorreu, a 15 de fevereiro de 1986, aquela que é conhecida como a maior tempestade a ter assolado a ilha do Faial no século XX, com rajadas de vento que ascendiam aos 250 quilómetros por hora e com ondulação de 30 metros.

Neste dia, quis o destino que José Henrique Azevedo (Peter) conseguisse fotografar na rebentação de uma onda, que atingiu os 60 metros de altura, nesta ponta do Monte da Guia, aquela que o próprio chamou de “a fotografia da sua vida”, a figura de Neptuno, o rei dos mares.

Segundo a mitologia romana, Neptuno, que tem o mar como a sua morada, era conhecido pelo seu mau feitio e acessos de fúria que se traduziam em tempestades épicas. O facto de ter havido esta coincidência única de o Deus do Mar se ter mostrado e se ter deixado fotografar durante uma intempérie sem memória, faz deste miradouro natural um local especial de homenagem ao mar.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA