menu logo

tamanho do texto:

Geografia

gallery_thumbnail
zoom in

A ilha do Faial situa-se no extremo ocidental do grupo central do arquipélago dos Açores.

A sua morfologia faz lembrar um pentágono irregular com uma área de 173,8 quilómetros quadrados e o ponto mais alto da ilha situa-se a 1043 metros no Cabeço Gordo (bordo da Caldeira).

A ilha tem 21 quilómetros de comprimento no sentido este-oeste e uma largura máxima de 14 quilómetros, estando separada da vizinha ilha do Pico por um estreito braço de mar com cerca de 8,3 quilómetros (4,5 milhas náuticas) de largura, conhecido por Canal Faial-Pico.

O Faial situa-se a 38° 34’ 37’’ de latitude norte e 28° 42’ 10’’ de longitude oeste e tem apenas um concelho, o concelho da Horta, e 13 freguesias: Angústias, Conceição, Matriz, Flamengos, Feteira, Castelo Branco, Capelo, Praia do Norte, Cedros, Salão, Ribeirinha, Pedro Miguel e Praia do Almoxarife; sendo a sua população residente de aproximadamente 15 mil habitantes.

O clima é temperado atlântico, com temperaturas médias anuais do ar que oscilam entre os 13 °C no inverno e os 22 °C no verão e uma humidade relativa do ar, em média, acima dos 79%.

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA