menu logo

tamanho do texto:

Monte da Guia

Área de Paisagem Protegida

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Localizada a sudeste da cidade da Horta, esta área protegida, com 74 hectares, é constituída por dois cones vulcânicos, o Monte da Guia e o Monte Queimado, crateras, encostas, arribas, baías, enseadas, praias de calhau e areia, recifes rochosos e grutas marinhas.

O Monte da Guia consiste num cone de tufos surtseianos, resultante de um vulcanismo basáltico submarino, com projeção predominante de cinzas vulcânicas. Eleva-se a 145 metros e está unido à ilha por um istmo com um sistema de dunas denominado por Entre Montes. Possui duas crateras geminadas e abertas a sul para o mar – as Caldeirinhas – que estão classificadas como Reserva Natural e constituem zonas de maternidade de espécies piscícolas.

O Monte Queimado é um cone de escórias basálticas associado a uma erupção subaérea do tipo estromboliano e eleva-se a uma altitude de 81 metros. Nas encostas deste cone, parcialmente desmantelado por ação da erosão marinha, é possível observar os materiais piroclásticos que o constituem (cinzas, lapilli e bombas vulcânicas) e filões basálticos.

Neste local está bem visível a intervenção humana desde o século passado. Contudo, continua a ser um dos locais de excelência dos Açores, porque inclui o habitat prioritário com dunas cinzentas e vegetação endémica de elevado valor, como as espécies Erica azorica (urze), Euphorbia azorica (erva-leiteira) e Festuca patreaea (bracel-da-rocha) ou as nativas (Morella faya (faia-da-terra) e Juncus acutus (junco-agudo). Este local é, igualmente, um habitat privilegiado para a avifauna como as espécies Calonectris borealis (cagarro), Sterna hirundo (garajau-comum) e Ardea cinerea (garça-real).

Aqui é possível percorrer o trilho Entre Montes (PRC08FAI) e visitar a Casa dos Dabney, a Estação de Peixes Vivos - Aquário do Porto Pim e a Fábrica da Baleia.

Esta área faz parte do geossítio Monte da Guia e Porto Pim do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO e integra uma Zona Especial de Conservação (ZEC) no âmbito da Rede Natura 2000. Em torno do Monte da Guia desenvolve-se a Área Protegida de Gestão de Recursos do Canal Faial-Pico/Sector Faial.

Classificações:

Rede Natura 2000

Geossítio

EDEN

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA