menu logo

tamanho do texto:

Sobre o Parque

gallery_thumbnail
zoom in

O Parque Natural do Faial, criado em 2008, está repleto de paisagens arrebatadoras, aves e plantas únicas e formações geológicas emblemáticas. É missão do Parque a conservação deste património natural e a preservação da herança cultural de uma longa história de convivência entre o homem e a natureza. O Parque Natural do Faial é considerado pela Comissão Europeia como um Destino Europeu de Excelência (EDEN), sendo o único local em Portugal com este galardão.

A diversidade do Parque Natural é alvo de admiração e fascínio por parte dos seus visitantes e engloba três Reservas Naturais, um Monumento Natural, duas Áreas de Paisagem Protegida, quatro Áreas Protegidas para a Gestão de Habitats ou Espécies e quatro Áreas Protegidas de Gestão de Recursos.

Abrange também várias áreas classificadas na Rede Natura 2000, um sítio Ramsar ao abrigo da Convenção Ramsar e seis geossítios prioritários do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.

De forma a proporcionar uma visita de qualidade aos seus visitantes o Parque Natural dispõe de quatro centros ambientais: o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, o Jardim Botânico do Faial, o Aquário do Porto Pim – Estação de Peixes Vivos e a Casa dos Dabney;  uma casa de apoio, a Casa do Cantoneiro, além de dez trilhos pedestres, dois circuitos interpretativos e um circuito de BTT.

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA