menu logo

tamanho do texto:

Sobre o Parque

gallery_thumbnail
zoom in

O Parque Natural do Faial, criado em 2008, está repleto de paisagens arrebatadoras, aves e plantas únicas, e formações geológicas emblemáticas. A sua missão é a conservação deste património natural e a preservação da herança cultural de uma longa história de convivência entre o Homem e a natureza. 

A sua diversidade é alvo de admiração e fascínio por parte dos seus visitantes, englobando três Reservas Naturais, um Monumento Natural, duas Áreas de Paisagem Protegida, quatro Áreas Protegidas para a Gestão de Habitats ou Espécies e quatro Áreas Protegidas de Gestão de Recursos.

Abrange também várias áreas da Rede Natura 2000, um Sítio Ramsar ao abrigo da Convenção Ramsar e seis geossítios prioritários do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.

De forma a proporcionar uma visita de qualidade aos seus visitantes, o Parque Natural dispõe de quatro centros ambientais: o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, o Jardim Botânico do Faial, a Estação de Peixes Vivos - Aquário de Porto Pim e a Casa dos Dabney; uma casa de apoio, a Casa do Cantoneiro, e, para além de dez trilhos pedestres, tem ainda dois circuitos interpretativos e um circuito de BTT.

O Parque Natural do Faial é considerado pela Comissão Europeia como um Destino Europeu de Excelência (EDEN), sendo o único local em Portugal com este galardão.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA