menu logo

tamanho do texto:

Grande Rota - Etapa 3: Norte - Bananeiras

Tipo: linear
Dificuldade: média
Distância: 16,5Km
Duração: 6h30
Altitude (Min / Máx): 160m / 587m

 

Como Chegar

Saindo do centro de Vila do Porto, siga em direção à rotunda das Quatro Canadas, onde deve sair em direção à freguesia de Santa Bárbara, seguindo pela Estrada Regional até ao centro da freguesia. Aí prossiga pelo caminho do Barreiro até ao centro habitacional do lugar do Norte.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

A terceira etapa da Grande Rota começa na freguesia de Santa Bárbara, onde predomina a arquitetura típica da ilha, com vistas azul anil nas portas e janelas. Esta etapa permite conhecer um dos geossítios prioritários marienses, passando pelo Pico Alto, considerado pela comunidade científica como um hotspot de biodiversidade, e onde se observa do seu miradouro a totalidade da ilha. Por fim, o percurso segue em direção ao lugar das Bananeiras na freguesia de São Pedro.

A partir do final da etapa anterior, no centro do Norte, siga a sinalética em direção à freguesia de Santa Bárbara, passando pelos lugares de Lagos, Poço Grande e Boavista.

Já no interior da localidade e depois de passar a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, vire à esquerda até encontrar a escola primária. Aqui opte pela rua que sobe até encontrar um caminho de terra que irá ter à Estrada Regional. A partir deste ponto, siga à direita em direção ao Poço da Pedreira, um geossítio classificado como prioritário pelo Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.

Seguindo a sinalética no sentido sul, passe pela localidade do Arrebentão e ao entrar no lugar do Forno, desça por um caminho pedonal até à Ribeira do Salto, onde se vislumbra a cascata da Cai’Água.

Ao encontrar um fontanário, siga rumo a oeste, por um caminho de terra que liga ao lugar da Cruz dos Picos. Siga para norte na Estrada Regional até chegar ao Pico Alto, ponto mais alto da ilha com 587 metros de altitude e rico em vegetação endémica.

Neste ponto encontrará uma escadaria em terra que desce em direção à zona da Caldeira. Esta parte do percurso atravessa uma área florestal onde se encontra um marco geodésico com vista privilegiada sobre a freguesia de São Pedro.

O percurso desce em direção à Estrada Regional e ao chegar ao cruzamento com a mesma, deverá optar pelo caminho à sua direita. Este troço final passa por terrenos agrícolas e florestais, terminando num fontanário, junto à estrada que conduz até ao lugar das Bananeiras, onde se finaliza a etapa.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA