menu logo

tamanho do texto:

Grande Rota - Etapa 1: Vila do Porto - Cardal

Tipo: linear
Dificuldade: média
Distância: 16,5Km
Duração: 6h30
Altitude (Min / Máx): 15m / 270m

 

Como Chegar

Saindo do aeroporto, siga em direção a Vila do Porto. Chegando a um cruzamento, vire à esquerda para a Avenida de Santa Maria. Ao fundo da avenida, vire à direita para o centro de Vila do Porto e desça a artéria principal até encontrar à sua frente o Forte de São Brás.



Equipamento Recomendado

Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.



gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Este trilho tem início no Forte de São Brás, em Vila do Porto, atravessa todo o Monumento Natural da Pedreira do Campo, do Figueiral e Prainha e termina na Praia Formosa. Ao longo desta área protegida observam-se formações vulcânicas submarinas e jazidos fósseis com dois períodos distintos de formação. Depois segue em direção à freguesia de Santo Espírito, passando por dois geossítios de elevado interesse, e termina no lugar do Cardal.

Inicie o percurso no Forte de São Brás e desça para a Ribeira de São Francisco. O caminho prossegue na direção este, até à Pedreira do Campo, geossítio que visa a preservação e promoção desta singularidade geológica, paleontológica e vulcanológica. Aproveite este local para descansar e aprecie a vista da costa sul da ilha.

Daqui o percurso continua por terrenos agrícolas, rumo à Prainha e Praia Formosa, passando pelo Forno e Grutas do Figueiral.

Ao sair da zona balnear irá passar pela ermida de Nossa Senhora dos Remédios e daqui o percurso segue pelo caminho velho da Praia que liga a baía à freguesia de Santo Espírito.

O trajeto até à Malbusca passa por caminhos rurais e alguns troços em Estradas Regionais, pelo que se aconselha prudência. Deste centro rural, siga junto à orla costeira, em direção ao Barreiro da Piedade e siga para a Ponta da Malbusca, com vista privilegiada sobre toda a costa sudoeste. O percurso desce, passando pela Ribeira do Maloás, um geossítio com uma impressionante formação geológica, continua por caminhos agrícolas e à medida que se aproxima do final da etapa é possível fazer um desvio para apreciar a ermida de Nossa Senhora da Boa Morte. Siga a sinalética por caminhos de terra batida, zonas de mato e terrenos agrícolas até chegar ao Cardal.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA