menu logo

tamanho do texto:

Pico Alto

Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies

gallery_thumbnail
zoom in

Com cerca de 586,84 metros de altitude, o Pico Alto é o ponto mais alto de Santa Maria e o local ideal para se ter um panorama sobre toda a ilha.

Esta zona é constituída por um alinhamento montanhoso norte-sul que divide a parte oriental, montanhosa, da parte ocidental da ilha, aplanada e com menos vegetação. O Pico Alto está associado a uma fase de intensa atividade vulcânica fissural, com início há cerca de 5 milhões de anos.

A área protegida, com 121 hectares, constitui uma importante mancha da vegetação Laurissilva, encontrando-se espécies tais como o louro-da-terra (Laurus azorica), o azevinho (Ilex azorica), a uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum), o pau-branco (Picconia azorica), o folhado (Viburnum treleasei), a urze (Erica azorica) e o conchelo-do-mato (Platanthera micrantha).

O Pico Alto constitui um dos hotspots de diversidade do arquipélago, onde existem artrópodes exclusivos de Santa Maria e particularmente do Pico Alto, como, por exemplo, Athous pomboi, Donus multifidus, Tarphius pomboi, Tarphius serranoi.

Na avifauna, é possível identificar o tentilhão (Fringilla coelebs moreletti), a alvéola (Motacilla cinerea patriciae), o pisco (Erithacus rubecula), o melro (Turdus merula azorensis), o canário-da-terra (Serinus canaria), a toutinegra dos Açores (Sylvia atricapila atlantis) e a estrelinha de Santa Maria (Regulus regulus sanctaemariae), subespécie endémica que ocorre apenas em Santa Maria.

Nesta área pode percorrer-se o trilho pedestre Pico Alto (PRC02SMA) e a Grande Rota de Santa Maria (GR01SMA), com vários miradouros naturais que permitem avistar a Área de Paisagem Protegida do Barreiro da Faneca, a Reserva Natural do Ilhéu da Vila e o Monumento Natural da Pedreira do Campo, do Figueiral e Prainha.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA