menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Parque Natural do Faial – O Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos está de parabéns pelo seu 12.º aniversário!

Parque Natural do Faial – O Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos está de parabéns pelo seu 12.º aniversário!

17 de Agosto de 2020

A erupção dos Capelinhos, decorrida entre 1957 e 1958, foi um marco histórico a nível mundial que veio abrir uma nova página para a compreensão dos fenómenos vulcânicos submarinos e da formação de ilhas vulcânicas.

Desde a sua inauguração, a 17 de agosto de 2008, que o Centro tem como principal missão divulgar a erupção dos Capelinhos e o património geológico da Região. Este encontra-se instalado no mesmo nível que o Farol e soterrado por cinza vulcânica, minimizando, desta forma, o impacto visual na paisagem criada pelo Vulcão dos Capelinhos.

O Centro, que contempla vários espaços visitáveis e equipamentos audiovisuais, oferece uma viagem interpretativa que tem como início o surgimento do Universo e da Terra, onde enquadra a erupção dos Capelinhos na geologia do planeta e permite reviver a mesma, bem como a formação das ilhas dos Açores.

Ao longo dos anos, tanto o Vulcão como o Centro de Interpretação têm sido alvo de diversas visitas de carácter científico e em contexto escolar, o que comprova a necessidade de um espaço como este para a divulgação do conhecimento desta erupção pioneira e o contínuo estudo desta paisagem. 

Sabia que, em 2012, o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos foi nomeado pelo European Museum Forum, na categoria de melhor museu da Europa?

Desde a sua inauguração já recebeu cerca de 312 350 visitantes. Venha conhecer o Parque Natural do Faial, do qual faz parte a paisagem vulcânica mais recente do país – os Capelinhos.

Foto: PHSilva // siaram.azores.gov.pt

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA