menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Parque Natural de São Miguel – 12.º aniversário

Parque Natural de São Miguel – 12.º aniversário

8 de Julho de 2020

O Parque Natural de São Miguel celebra hoje o seu 12.º aniversário, tendo sido criado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 19/2008/A, de 8 de julho.

Este Parque Natural integra todas as áreas protegidas classificadas da ilha, no total 23, desde reservas e monumentos naturais a paisagens protegidas, uma das quais eleita como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal – a Lagoa das Sete Cidades.

É essencialmente na Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Tronqueira e Planalto dos Graminhais e na Reserva Natural do Pico da Vara que podemos observar um dos passeriformes mais raros da Europa, Pyrrhula murina (priolo), sendo a ilha de São Miguel a única dos Açores na qual é possível observar esta espécie. Estima-se que, segundo o Relatório de Monitorização do Priolo, elaborado pela SPEA em 2018, a população do priolo se encontra entre os 500 e os 1700 indivíduos, pelo que o seu estatuto é atualmente o de espécie “Vulnerável”, segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Foto: Lagoa das Sete Cidades | Autor: PHSilva // siaram.azores.gov.pt

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA