menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Morcega-te

Morcega-te

15 de Abril de 2020

O morcego dos Açores é o único mamífero endémico da Região. Trata-se da mais pequena espécie do género Nyctalus da Europa, com um comprimento corporal máximo de 54 mm, tendo apenas 35 mm de cauda. Esta espécie é uma das poucas no mundo que possui forte atividade diurna, o que se deve, provavelmente, à ausência de predadores. 

Atualmente, o morcego dos Açores está classificado como “Vulnerável” pela Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas do IUCN – União Internacional para a Conservação da Natureza – e as suas populações estão a decrescer rapidamente. O isolamento geográfico a que a espécie está sujeita constitui um dos principais fatores de ameaça, tornando-a mais sensível quer a desastres naturais, quer a outras ameaças como a perturbação de colónias e a alteração ou destruição de abrigos, pelo que se torna fundamental sensibilizar toda a comunidade para a sua preservação.

Neste sentido, o Parque Natural do Faial tem vindo a dinamizar sessões educativas nos estabelecimentos de ensino da ilha, que pretendem apresentar o ciclo de vida do morcego dos Açores (Nyctalus azoreum) e as suas principais caraterísticas e comportamento associado, tendo como finalidade dar a conhecer este mamífero endémico da Região e sensibilizar os mais jovens para a sua preservação e importância de conservação.

A atividade, denominada “Morcega-te” e que se encontra disponível na oferta educativa do Parque Escola 2019/2020, envolveu até à data 180 crianças do ensino pré-escolar e 1.º ciclo. É composta por uma apresentação sobre a temática, adaptada aos níveis de ensino, uma leitura de um conto infantil sobre morcegos (direcionada ao pré-escolar) ou a dinamização de um jogo pedagógico de tabuleiro sobre a espécie endémica, sendo que, no final da ação, os participantes elaboram fantoches com as caraterísticas desta espécie, sendo sempre incentivados para a prática da reutilização de materiais aquando da sua elaboração.


Foto: Parque Natural do Faial

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA