menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Paleodetetive

Paleodetetive

29 de Abril de 2020

A ilha de Santa Maria distingue-se das restantes ilhas do arquipélago dos Açores pela sua singularidade geológica, sendo a mais antiga do Arquipélago com a presença de fósseis marinhos, de espécies associadas a climas tropicais e, por isso, muito diferentes das que podemos encontrar atualmente nos ecossistemas que nos rodeiam.

Fósseis são restos ou vestígios de animais, plantas ou outros organismos que ficaram preservados nas rochas e em outros materiais. As jazidas fósseis, locais onde podemos encontrar os fósseis marinhos, possuem uma panóplia de espécies de equinodermes, gastrópodes, bivalves, peixes (cartilaginosos e actinopterígios) e cetáceos, e onde podemos ainda encontrar vestígios de atividade biológica destes animais, tendo eles deixado marcas, por exemplo da sua locomoção.

É importante que os alunos de Santa Maria possam reconhecer e identificar, desde cedo, a riqueza geológica que distingue esta ilha, afim de compreenderem a relevância do património local e a necessidade da sua preservação. Para isso, e nos primeiros ciclos de ensino, os conteúdos fora do contexto de sala de aula devem ser transmitidos de uma forma mais prática e dinâmica, complementando assim a matéria lecionada pelo docente.

Neste sentido surge, no âmbito do programa Parque Escola, a atividade “Paleodetetive”, um jogo de tabuleiro que, associado a novas tecnologias e através de pistas, leva os alunos a resolverem alguns mistérios relacionados com fósseis. Através deste jogo pretende-se que os alunos não só explorem a Casa dos Fósseis, mas também que, através das pistas que receberam, consigam de uma forma crítica e em equipa relacioná-las e resolver o mistério apresentado.

Foto: Parque Natural de Santa Maria

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA