1.jpg

Parque Natural da Terceira participa no Censo dos morcegos dos Açores 2012

 

O Parque Natural da Terceira, através do seu corpo de vigilantes da natureza, realizou os trabalhos respeitantes ao primeiro período de amostragem do censo dos morcegos dos Açores, de 2 a 7 de julho, em cerca de 20 locais referenciados.

Integrado no Plano “Mais Endémicas ‐ plantar o futuro”, inicia‐se o projeto de inventariação e monitorização das espécies de morcegos existentes na Região. Assim, como primeiro contributo para sua conservação, foi realizada uma ação de formação com o objetivo de dotar os técnicos da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, especialmente os vigilantes da natureza, com os conhecimentos necessários para identificar as espécies de morcegos através de características morfológicas e de vocalização.

Das quatro espécies de morcegos registadas nos Açores, pensa-se que devem existir atualmente apenas duas espécies, o morcego-dos-Açores (Nyctalus azoreum) e o morcego-da-Madeira (Pipistrellus maderensis)".

Este projeto conta com a colaboração do ICNB, nomeadamente na formação de técnicos e vigilantes, na preparação de um plano metodológico para a inventariação e monitorização de morcegos e no acompanhamento e análise dos resultados do projeto.