1.jpg

Governo cria estruturas de apoio ao Parque Natural e novo trilho na Terceira

Governo Cria_estruturas


O Secretário Regional do Ambiente e do Mar visitou, na tarde deste domingo, o monumento natural das Furnas do Enxofre e respetiva estrutura de apoio, bem como um novo trilho, no âmbito do Parque Natural da ilha Terceira.

Conforme explicou Álamo Meneses, esta estrutura de apoio à visitação de uma área do Parque Natural da ilha, bem como outra que está a ser criada nos antigos edifícios dos Guardas Florestais, ao início da subida para a Serra de Santa Bárbara (que será o principal polo explicativo do Parque), integram-se num conjunto de instalações que “ajudam a entender melhor a área natural protegida e a orientar os visitantes” e, ao mesmo tempo, servindo de bases para os Vigilantes da Natureza.

Nessas estruturas, é possível obter-se informações sobre o Parque e também apreciar uma exposição fotográfica com várias espécies da flora e fauna endémicas.

O Secretário Regional do Ambiente e do Mar inaugurou, também esta tarde, o novo trilho dos Biscoitos, um percurso que se desenvolve entre os vinhedos da Paisagem Protegida da Vinha dos Biscoitos, aproveitando antigas canadas e acessos às propriedades vitivinícolas.
Sobre este trilho, Álamo Meneses disse que o facto de permitir percorrer as curraletas típicas da cultura local da vinha, a par de informação disponível no percurso, dá uma ideia mais clara da forma ancestral com que se desenvolve esta atividade económica.

O Governante lembrou, ainda, que, em simultâneo com estas novas estruturas colocadas à disposição de residentes e turistas, “está a ser criado um conjunto de materiais de informação que, nalguns casos, estão afixados nos respetivos locais e, noutros, vão ser distribuídos pelas diversas entidades das áreas do turismo e da cultura, de forma a permitir que as pessoas façam uma visita mais informada do Parque e das suas estruturas”.

GaCS/FA