2.jpg
artsexylightbox

Trilho das Furnas PRC6SMI

  

O trilho começa e termina próximo do Parque Terra Nostra, datado do séc. XVIII, o mais importante parque botânico da ilha.

Ao longo do trilho, que circunda a Lagoa das Furnas, poderá admirar para além da beleza da própria lagoa, a zona das Caldeiras e a Ermida de Nossa Senhora das Vitórias.

As margens desta lagoa servem, frequentemente, como local de repouso para aves migratórias.

Inicie o trilho junto ao Parque Terra Nostra, um dos maiores jardins dos Açores.

Passe pelo interior da localidade. Cortando pela zona do Sanguinhal, chegará à zona das Caldeiras da Lagoa das Furnas, área de vulcanismo secundário, com os campos fumarólicos mais significativos dos Açores. Nesta zona pode-se contemplar toda a beleza da Lagoa. O percurso segue pela sua margem, por um caminho de terra batida. Este local constitui um repouso para aves migratórias, entre elas a garça-real (Ardea cinerea) e o garajau-comum (Sterna hirundo).

A meio do percurso, poderá descansar e visitar o Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, onde através de uma visita guiada poderá conhecer as ações que têm sido desenvolvidas para a recuperação da Lagoa das Furnas e da sua envolvente, e interpretar o percurso realizado. As imagens de woodcarving (esculturas em madeira) e as estruturas dos vimes visíveis ao longo do percurso são da responsabilidade do Centro e representam diversos aspetos naturais e da cultura açoriana.

Depois do Centro, o percurso continua em direção à Ermida de Nossa Senhora das Vitórias, construída com o intuito de sepultar o casal José do Canto e Maria Guilhermina do Canto.

Continue pela Estrada Regional até à entrada para a Lagoa Seca. Nesta área aplanada é possível contemplar o Pico do Gaspar, um domo traquítico formado na erupção histórica de 1444, e vários depósitos vulcânicos de pedra-pomes.

O trilho continua em direção ao Lombo dos Milhos seguindo posteriormente em direção ao centro da freguesia das Furnas, onde termina.


Dificuldade: Fácil

Distância: 9,2 km

Duração média: 3h

Altitude:

Altitude mínima: 283 m

Altitude máxima: 373 m

Equipamento recomendado: Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.

 

Início e Fim: Furnas (37° 46' 23.13" N | 25° 18' 58.05" O)

 

Como chegar:

Saindo de Ponta Delgada pela via rápida, siga em direção este até à Vila Franca do Campo. Após passar por Vila Franca, siga a Estrada Regional em direção à vila das Furnas. Ao chegar às Furnas, estacione no parque de estacionamento que se encontra próximo do Parque Terra Nostra.