artsexylightbox

Serra do Topo – Caldeira de Santo Cristo – Fajã dos Cubres PR1SJO

O trilho começa na região nordeste do Parque Eólico do Pico da Urze, terminando na Fajã dos Cubres.

Este trilho distingue-se por passar em locais considerados únicos, destacando-se as lagoas costeiras das Fajãs da Caldeira de Santo Cristo e dos Cubres. Ao longo do percurso é possível estar em constante contato com a biodiversidade característica desta zona.

Inicie o trilho na região nordeste do Parque Eólico do Pico da Urze.

No início da descida existe uma zona que nos permite parar e observar a paisagem. Ao longo do percurso poderá encontrar diversas espécies de aves como o tentilhão (Fringilla coelebs moreletti), a estrelinha-de-poupa (Regulus regulus inermis), o melro-preto (Turdus merula azorensis) e o milhafre (Buteo buteo rothschildi). Quanto à flora são inúmeros os exemplares de feto-pente (Blechnum spicant), malfurada (Hypericum foliosum), uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum), sanguinho (Frangula azorica), pau-branco (Picconia azorica) e musgão (Sphagnum spp.).

Na descida passa por furnas, locais que serviam de abrigo para os trabalhadores das terras próximas contra as intempéries.

Ao chegar à Fajã da Caldeira de Santo Cristo, local de grande interesse cultural e paisagístico, pode visitar o Centro de Interpretação com o mesmo nome. Ao passear pela fajã tem a oportunidade de observar diversas espécies de avifauna marinha como o garajau-comum (Sterna hirundo) e o garajau-rosado (Sterna dougallii).

Na lagoa da Fajã da Caldeira de Santo Cristo poderá encontrar as famosas amêijoas (Venerupis decussata), espécie única no arquipélago.

Dando continuidade ao trilho e seguindo o percurso, passará pela Fajã dos Tijolos e Fajã do Belo, cujo nome foi atribuído devido ao seu dono, Diogo Nunes Belo, uma pessoa ilustre do século XVII.

O trilho termina na Fajã dos Cubres local de interesse cultural, patrimonial e paisagístico. Aqui poderá encontrar antigos poços de maré, testemunhos fiéis das vivências passadas, bem como uma lagoa costeira. Neste ecossistema singular é possível observar algumas espécies de aves marinhas e migratórias.

Dificuldade: Média

Extensão: 10 km

Duração média: 2h30

Altitude:

Altitude mínima: 45 m

Altitude máxima: 690 m

Equipamento recomendado: Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.

Início: Serra do Topo - imediações do Parque Eólico (38°35'51.07'' N | 27°55'35.90'' O)

Fim: Fajã dos Cubres - igreja (38°38'26.66'' N | 27°58'3.73'' O)

Como chegar:

Saindo da Vila da Calheta, siga a Estrada Regional 2-2 até ao Centro de Saúde da Calheta e vire à sua direita para o "Topo". Ainda na Estrada Regional percorra cerca de 9 km em direção este. Após passar pelo Parque Eólico do Pico da Urze, à esquerda, siga cerca de 300 m e após uma curva apertada, encontra o parque de estacionamento de apoio ao trilho, à sua direita.