1.jpg

Parques Naturais dos Açores assinalam a Noite Internacional dos Morcegos

A Direção Regional do Ambiente, através dos Parques Naturais dos Açores, assinala a Noite Internacional dos Morcegos entre os dias 22 e 31 de agosto, promovendo ações em várias ilhas da Região. Esta é uma campanha de sensibilização europeia promovida pelo Secretariado do Acordo EUROBATS – Acordo para a Conservação das populações de morcegos europeus, e já conta com a sua 23ª edição.

As atividades realizadas neste âmbito e inseridas no programa Parque Aberto, pretendem despertar a curiosidade e promover o conhecimento dos açorianos sobre estas espécies, procurando informar sobre o seu importante papel ecológico de controlo de pragas de insetos, bem como divulgar o facto de que são espécies protegidas na Europa.

Nas ações previstas, serão realizados passeios para observação de morcegos e, recorrendo a um detetor de ultrassons, serão ouvidas as suas vocalizações.

O morcego dos Açores, de nome científico Nyctalus azoreum, terá destaque nestas atividades, sendo o único mamífero endémico dos Açores, estando presente em todas as ilhas dos grupos Central e Ocidental, mas que não existe em mais nenhum local do Planeta. Uma das características desta espécie é ter algum comportamento diurno, sendo possível observar-se morcegos desta espécie durante o dia.

Para mais informações sobre estas atividades, consulte o portal Educar para o Ambiente e a Sustentabilidade - educarparaoambiente.azores.gov.pt - ou a página de Facebook dos Parques Naturais dos Açores.

Foto: PHSilva // siaram.azores.gov.ptNoite Internacional_dos_Morcegos_Siaram