4.jpg

Parques Naturais dos Açores assinalam Dia Mundial da Terra e Dia Nacional do Património Geológico

Os Parques Naturais dos Açores, em parceria com o Geoparque Açores e no âmbito do programa Parque Aberto, assinalam o Dia Mundial da Terra e o Dia Nacional do Património Geológico, entre 6 de abril e 1 de maio, dando especial destaque à promoção do património geológico do Arquipélago.

Celebrado a 22 de abril, o Dia Mundial da Terra é comemorado desde 1970, tendo sido criado pelo senador norte-americano Gaylorg Nelson como forma de protesto contra a poluição no Planeta, nomeadamente as consequências do desastre petrolífero de Santa Bárbara, na Califórnia, em 1969. Atualmente, este dia é celebrado em mais de 190 países com a participação de cerca de mil milhões de pessoas em todo o mundo.

Esta celebração tem como principal objetivo sensibilizar para a importância da preservação dos ecossistemas e dos recursos naturais.

No dia 6 de abril, o Parque Natural da Ilha de Santa Maria, em parceria com Espaço em Cena, promove a oficina de expressão corporal "O corpo é Terra", para pais e filhos, no Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo // Casa dos Fósseis às 15h00, onde também será apresentada a nova exposição "Rochas dos Açores".

O Parque Natural da Ilha do Corvo realiza, no dia 7 de abril às 15h00, o trilho da Cara do Índio, para dar a conhecer a bio e geodiversidade locais e também promover a prática de exercício físico na natureza.

A 13 de abril, com início às 20h00, o Parque Natural da Ilha do Faial, em parceria com o Serviço de Desporto da ilha, promove a quinta edição da "Aventura no Vulcão", uma pernoita no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, para crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos, onde serão realizados jogos e desafios que levarão os participantes a conhecerem a evolução do planeta Terra.

No dia 27 de abril pelas 10h00, o Parque Natural da Ilha Terceira promove uma visita às instalações do parceiro Quinta do Martelo, empreendimento galardoado com Chave Verde e Miosótis com o objetivo de demonstrar os equipamentos, alfaias e os materiais que são utilizados nas suas construções, demonstrando assim a evolução e adaptação do Homem aos recursos naturais disponíveis na ilha.

O Parque Natural da Ilha de São Jorge realiza, no dia 1 de maio às 10h00, um passeio de bicicleta no Parque Florestal das Sete Fontes, com explicação das particularidades da bio e geodiversidade presentes no local.

Também durante este período, os serviços educativos dos Parques Naturais estão disponíveis para a realização de atividades sobre esta temática, direcionadas para os estabelecimentos de ensino, cuja oferta pode ser consultada no portal Educar para o Ambiente e a Sustentabilidade - educarparaoambiente.azores.gov.pt. Neste portal ou na página de Facebook dos Parques Naturais dos Açores poderá ainda consultar mais informações sobre as atividades realizadas no programa Parque Aberto.

Foto: Fernando Ferreira

Cara indio_autor_Fernando_Ferreira_red