2.jpg

Dia Internacional das Reservas da Biosfera nos Parques Naturais

 

biosfera site

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através dos Parques Naturais dos Açores, promove diversas atividades nos dias 3, 5 e 11 de novembro, no âmbito do Dia Internacional das Reservas da Biosfera.

A UNESCO define as reservas da biosfera como “laboratórios vivos, onde se desenvolvem como funções principais, a conservação de paisagens, ecossistemas e espécies, o desenvolvimento sustentável a nível social, económico, cultural e ecológico; atuam como plataformas de investigação, monitorização, educação e sensibilização, visando sempre a partilha de informação e de experiência adquirida.”
Assim, serão realizadas atividades nas ilhas do arquipélago que possuem esta classificação.

No dia 3 de novembro, o Parque Natural das Flores, em parceria com a artesã Maria Azevedo, o Museu das Flores e a Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, organiza uma oficina de elaboração de flores e outras decorações com casca de milho, que terá lugar no antigo mercado em Santa Cruz das Flores, às 19h30.

No mesmo dia, o Parque Natural da Graciosa, em parceria com o Museu da Graciosa, realiza uma visita guiada a um dos moinhos de vento da ilha, com um grupo organizado de crianças, pelas 15h30.

A 5 de novembro, pelas 14h30, o Parque Natural do Corvo, em parceria com a Carin’Artes, realiza um workshop de elaboração de letras decorativas com materiais reutilizáveis e fibras naturais, no Centro de Interpretação Ambiental e Cultural do Corvo.

No dia 11 de novembro, às 10h00, o Parque Natural de São Jorge, em parceria com o Geoparque Açores, realiza um passeio pela Fragueira e Vimes, com explicação das características biológicas e geológicas das fajãs da ilha.

Mais informações sobre as Reservas da Biosfera classificadas nos Açores estão disponíveis em

http://www.azores.gov.pt/Gra/srrn-natureza/menus/secundario/Reservas+da+Biosfera/.

Estes e outros eventos promovidos pelos Parques Naturais estão disponíveis para consulta através na agenda mensal do programa Parque Aberto, no Facebook dos Parques Naturais e em http://educarparaoambiente.azores.gov.pt/.