menu logo

tamanho do texto:

Monte da Guia

Área de Paisagem Protegida

gallery_thumbnail
zoom in

Galeria

Esta área protegida tem cerca de 74 hectares e está localizada a sudeste da cidade da Horta.

É constituída por dois cones vulcânicos – o Monte da Guia e o Monte Queimado –, crateras, encostas, arribas, baías, enseadas, praias de calhau e areia, recifes rochosos e grutas marinhas.

Neste local, a intervenção humana está bem visível desde o século passado. Contudo, continua a ser um dos locais de excelência dos Açores, porque inclui o habitat prioritário de dunas cinzentas e vegetação endémica de elevado valor.

O Monte da Guia consiste num cone de tufos surtseiano, resultante de um vulcanismo basáltico submarino, com projeção predominante de cinza vulcânica. Eleva-se a 145 metros e está unido à ilha por um istmo com um sistema de dunas denominado Entre Montes. Possui duas crateras geminadas e abertas a sul para o mar – as Caldeirinhas –, que estão classificadas como Reserva Natural e constituem zonas de maternidade de espécies piscícolas.

Por sua vez, o Monte Queimado é um cone de escórias basálticas, associado a uma erupção subaérea do tipo estromboliano e eleva-se a uma altitude de 81 metros. Nas encostas deste cone, parcialmente desmantelado por ação da erosão marinha, é possível observar os materiais piroclásticos que o constituem (cinza, lapilli e bombas vulcânicas) e filões basálticos.

Esta área alberga espécies endémicas, como urze (Erica azorica), erva-leiteira (Euphorbia azorica) e bracel-da-rocha (Festuca patreaea), e nativas, como faia-da-terra (Morella faya) e junco-agudo (Juncus acutus). Este local é, igualmente, um habitat privilegiado para a avifauna, como o cagarro (Calonectris borealis), o garajau-comum (Sterna hirundo) e a garça-real (Ardea cinerea).

Aqui é possível percorrer o trilho Entre Montes (PRC08FAI) e visitar a Casa dos Dabney, a Estação de Peixes Vivos - Aquário do Porto Pim e a Fábrica da Baleia de Porto Pim.

Esta área faz parte do geossítio Monte da Guia e Porto Pim do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO e integra a Zona Especial de Conservação (ZEC) do Monte da Guia no âmbito da Rede Natura 2000. Em torno do Monte da Guia desenvolve-se a Área Protegida de Gestão de Recursos do Canal Faial-Pico/Sector Faial.

Classificações:

Geossítio

EDEN

Rede Natura 2000

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA