2.jpg
artsexylightbox

Ponta Delgada – Fajã Grande PR1FLO

 

O trilho tem início na freguesia de Ponta Delgada, passa pela Ponta da Fajã e termina na Fajã Grande. Ao longo do trilho destacam-se troços de piso de pedra e pastagens delimitadas por muros de pedra. Poderá observar a ilha do Corvo, o Ilhéu Maria Vaz e o Ilhéu do Monchique. Encontrará exemplares de flora e avifauna endémica e algumas espécies migratórias que nidificam na ilha.

Inicie o trilho em Ponta Delgada, junto da Ermida Nossa Senhora da Guia. Siga pelo caminho de asfalto e na bifurcação perto do Farol de Albarnaz, vire à esquerda e suba a estrada de betão até encontrar um caminho antigo à sua direita. Prossiga pelo mesmo até uma subida à esquerda. Continue até chegar à beira da falésia onde encontrará umas escadas em madeira e depois inicie a descida sobre um piso inclinado com degraus em pedra natural. Após a descida acentuada, encontrará novamente o trilho que o levará por um piso de pedra calçada até à Ponta da Fajã.

O trilho é atravessado por grotas e ribeiras e o piso é irregular. Por vezes, torna-se escorregadio nestes locais, não sendo aconselhável efetuá-lo após períodos de precipitação elevada. Chegado à Ponta da Fajã, encontrará as tradicionais casas de pedra e os quintais com os típicos inhames (Colocasia esculenta). Continue pela estrada em direção à Fajã Grande onde encontrará uma zona balnear, parque de merendas, bares e restaurantes. Aqui poderá recuperar forças desfrutando da paisagem.

Durante o percurso, encontrará exemplares de flora endémica, bem como várias espécies de avifauna.

  

Dificuldade: média

Distância: 12 km

Duração média: 3h

Altitude:
Altitude mínima: 5 m
Altitude máxima: 382 m

Equipamento recomendado: Calçado apropriado para caminhadas, impermeável, chapéu, protetor solar e água.

 

Início: Ponta Delgada - Ermida de Nossa Srª Guia (39°31’12.07’’ N | 31°12’46.79’’ O)

Fim: Fajã Grande - merendário (39°27’29.46’’ N | 31°15’48.35’’ O)

 

Como chegar
Siga em direção à freguesia de Ponta Delgada, no concelho de Santa Cruz. Prossiga pela estrada em direção ao Farol do Albarnaz. Entre no desvio (caminho de betão que sobe uma colina um pouco antes do farol). Avançando cerca de 1,5 km encontrará o início do trilho.